Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

INTERDISCIPLINARIDADE NA METODOLOGIA PROJETUAL: O CASO DO MÉTODO DNA PROCESS® APLICADO PARA A DEFINIÇÃO DE CONCEITO E ATRIBUTOS EM DESIGN DE EMBALAGEM / INTERDISCIPLINARITY IN PROJECT METHODOLOGY: THE CASE OF THE DNA PROCESS® METHOD APPLIED TO THE DEFINITION OF CONCEPT AND ATTRIBUTES IN PACKAGING DESIGN

 

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o uso do método DNA Process®, especificamente do Evento Criativo, uma ferramenta deste método, com a finalidade de avaliar sua contribuição para a definição de conceito e atributos projetuais. Para tanto, a metodologia utiliza revisão de literatura e observação participante a partir do estudo de caso de seis projetos na área de design de embalagem, que envolvem tanto o projeto estrutural quanto gráfico-visual. Os resultados demonstram a aplicabilidade do Evento Criativo e suas contribuições no processo de design, principalmente em projetos de design de embalagem, que incluem o apoio à geração de alternativas e à definição da proposta de valor das marcas em questão nos projetos. Também reforça a importância da interdisciplinaridade dos métodos aplicados ao design, não apenas para os resultados, mas também na autonomia para os designers reformularem suas metodologias de acordo com cada necessidade projetual.

Palavras-chave: método projetual; processo de design; DNA process@; atributos de projeto.

 

Abstract

This article aims to present the use of the DNA Process® method, specifically the Creative Event, a tool of this method, to evaluate its contribution to the definition of the concept and design attributes. To this end, the methodology uses a literature review and participant observation from the case study of six projects in the area of packaging design, involving both structural and graphic-visual projects. The results demonstrate the applicability of the Creative Event and its contributions to the design process, especially in packaging design projects, which include support for the generation of alternatives and the definition of the value proposition of the brands in the projects. It also reinforces the importance of interdisciplinary methods applied to design, not only for the results but also in the autonomy for designers to reformulate their methodologies according to each projectual need.

Keywords: design method; design process; DNA Process@; design attributes.

Autores

Priscila Zavadil, Luiza Grazziotin Selau e Luiz Salomão Ribas Gomez

Baixe o Arquivo Completo