Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E CRIATIVIDADE NA ARQUITETURA / ARTIFICIAL INTELIGENTE AND CREATIVITY IN ARCHITECTURE

 

Resumo

O tema deste artigo é a utilização e evolução da inteligência artificial aplicada ao campo criativo, especificamente para a produção de imagens de arquitetura e urbanismo, visando questionar os potenciais e possíveis desdobramentos desta ferramenta emergente no ensino, prática e processos de projeto em diferentes estágios. A pesquisa é o resultado do problema contemporâneo sobre o emprego de IA para a execução de tarefas, avaliando a assertividade dos atuais modelos de geração de imagens e o debate sobre ética, plágio e de seus limites instrumentais. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa, na qual foi realizado um levantamento bibliográfico, seguido de aplicação prática por meio de um workshop com estudantes de arquitetura e urbanismo em diferentes períodos de formação, finalizada com uma avaliação, com questionário apresentado aos participantes. Conclui-se que, apesar de se encontrarem em estágios iniciais de desenvolvimento, as ferramentas de IA reforçam a necessidade de debate deste recurso, bem como da importância de uma avaliação crítica e das contribuições advindas desta tecnologia.

Palavras-chave: inteligência artificial; criatividade; arte generativa; arquitetura; design.

 

Abstract

The theme of this paper is the utilization and evolution of artificial intelligence applied to the creative field, specifically for the production of architecture and urbanism images, aiming to question the potential and possible outcomes of this emerging tool in teaching, practice and design processes at different levels. The research results from a contemporary problem regarding the use of AI for task execution, evaluating the accuracy of current image generation models and the debate about ethics, plagiarism and their instrumental limits. From a methodological perspective, it is an exploratory and qualitative research, in which a literature review was conducted, followed by practical application through a workshop with architecture and urbanism students at different stages of their education, and concluding with an evaluation through a questionnaire presented to the participants. It is concluded that, despite being in the early stages of development, AI tools reinforce the need for debate about this resource, the importance of a critical evaluation and the contributions arising from this technology.

Keywords: artificial intelligence; creativity; generative art; architecture; design.

Autores

Caio Augusto Rabite de Almeida, Lucas de Casto Luciano e Frederico Braida

Baixe o Arquivo Completo