Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

INOVAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN DA INFORMAÇÃO / INNOVATION IN LEARNING PROCESS: CONTRIBUTIONS OF INFORMATION DESIGN

 

Resumo

O processo de inovação em design integra diferentes áreas para a seleção, identificação e resolução de problemas, baseado em abordagens teóricas e práticas. Diante deste processo, o desenvolvimento de materiais gráficos educacionais (MGE) fundamenta-se, entre outros, em princípios do Design Gráfico e da Informação. O propósito deste estudo foi relacionar princípios de inovação no processo de aprendizagem e do design para o desenvolvimento de dois destes materiais, apontando semelhanças e diferenças entre eles. Um deles utiliza imagens estáticas (destinado aos indivíduos idosos) e outro é composto por imagens dinâmicas (voltado às crianças). A análise do processo foi dividida em quatro etapas: observação, estruturação, categorização e solução. Os resultados sugerem que diferentes estratégias na escolha do MGE, a forma de representação das imagens e de metodologias de análise podem ser determinadas pela definição da equipe de trabalho, do público alvo e a execução destas etapas. Assim, é importante considerar a execução das etapas do processo de inovação em design, dos estilos de aprendizagem em uma equipe multidisciplinar, bem como dos princípios do Design da Informação para fundamentar as decisões gráficas, especialmente quanto à forma de apresentação das imagens.

Palavras-chave: design da informação; processos de aprendizagem; inovação; materiais gráficos educacionais; imagens estáticas; imagens dinâmicas.

 

Abstract

The  innovation process in design searchs to involve different areas in an integrated vision for problem selection, identification and resolution, based on theoretical and practical approaches. Given this process, the development of educational graphic materials is based, among others, on the principles of Graphic Design and Information. Therefore, the purpose of this study was to relate the principles of innovation in the learning process and design to the development of two learning graphic objects, pointing out similarities and differences between them. One of them uses static images and is intended for elderly individuals and the other is composed of dynamic images, aimed at children. Their conception was divided into four stages: observation, structuring, categorization and solution. The results suggest that different strategies in choosing the learning graphic object, the way images are represented and analysis methodologies can be determined by defining the work team, the target audience and performing these steps. Thus, it is important to consider the execution of the design innovation process stages, the learning styles in a multidisciplinary team, as well as the Information Design principles to support the graphic decisions, especially regarding the presentation of the images.

Keywords: information design; learning process; innovation; educational graphic materials; static images; dynamic images.

Autores

Camila Medina, Joyce Carr, Cassia Leticia Carrara Domiciano e Luis Carlos Paschoarelli

Baixe o Arquivo Completo