Revista Educação Gráfica

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IMPRESSÃO DE GRÁFICOS EM ALTO-RELEVO: UMA FORMA DE OTIMIZAR A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA CEGOS / PRINTING GRAPHICS IN HIGH RELIEF: A WAY TO OPTIMIZE THE PRODUCTION OF TEACHING MATERIALS FOR THE BLIND


 

Resumo

Os programas implantados pelo Governo Federal do Brasil para a inclusão de pessoas com deficiência em escolas regulares favoreceram o crescimento do número de alunos com deficiência nessas instituições. No entanto, a realidade da inclusão no Brasil está aquém do esperado, caracterizada por uma implementação carente de planejamento e fiscalização. Tomando como base a educação de pessoas com deficiência visual, cujo índice de incidência se destaca perante à população de pessoas com deficiência, depara-se com um corpo docente desprovido de capacitação, preparo e materiais didáticos para lidar com as particularidades deste aluno. O aluno cego possui as mesmas condições cognitivas que o aluno vidente para construir o conhecimento e aprendizado, necessitando apenas de estímulos diferentes que podem ser conferidos por recursos e materiais didáticos adequados. Portanto, este trabalho visa o desenvolvimento de um processo automatizado de impressão capaz de produzir gráficos em alto-relevo. A metodologia utilizada tem base no Projeto de Produto de Löbach e no planejamento de projetos experimentais de Montgomery. Assim, encontrou-se na utilização do TPU para impressão 3D uma alternativa para agilizar a produção desses materiais didáticos.

Palavras-chave: educação inclusiva; adaptação de materiais didáticos; gráficos em alto-relevo; impressão.

 

Abstract

The programs implemented by the Federal Government of Brazil for the inclusion of people with disabilities in regular schools favored the growth of the number of students with disabilities in these institutions. However, the reality of inclusion in Brazil is below expectations, characterized by an implementation lacking in planning and supervision. Based on the education of people with visual impairments, whose incidence rate stands out in relation to the population of people with disabilities, it is faced with a teaching staff devoid of training, preparation and teaching materials to deal with the particularities of this student. The blind student has the same cognitive conditions as the sighted student to build knowledge and learning, just needing different stimuli that can be conferred by adequate resources and teaching materials. Therefore, this work aims to develop an automated printing process capable of producing embossed graphics. The methodology used is based on Löbach’s Product Design and Montgomery’s experimental design planning. Thus, the use of TPU for 3D printing was found to be an alternative to speed up the production of these teaching materials.

Keywords: inclusive education; adaptation of teaching materials; embossed graphics; print.

 

Autores

Karen Mello Colpes, Régio Pierre da Silva e Kalvin Jäckel Jokiaho

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