Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

IMAGEM E EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE IMAGENS INSTRUCIONAIS PARA LIVROS DIDÁTICOS DIGITAIS INTERATIVOS NO FORMATO EPUB / IMAGE AND EDUCATION: DEVELOPMENT OF INSTRUCTIONAL IMAGES FOR INTERACTIVE DIGITAL TEXTBOOKS IN EPUB FORMAT

 

Resumo

Assim como a tecnologia alterou as atuais formas de relação, interação e comunicação entre as pessoas, a educação vive tempos de conteúdos intrinsecamente conectados às necessidades dos alunos – e um dos canais mais influentes da contemporaneidade é um recurso educacional bastante antigo: a imagem. Nesse contexto, o designer apresenta-se como um profissional com potencial para atuar de forma estratégica, dada sua visão sistêmica e multidisciplinar. Assim, esta pesquisa no campo do Design – caracterizada como aplicada, com objetivos explicativos – analisou os impactos das imagens no processo de aprendizagem em um livro didático digital interativo (LDDI) em formato EPUB para a educação a distância do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Instituto Federal do Espírito Santo. A metodologia projetual seguiu etapas de planejamento, produção, implementação e avaliação das soluções em entrevistas com alunos e professores. Como resultado, concluiu-se que as imagens desenvolvidas para LDDI são potencialmente relevantes no aprendizado dos alunos, mas têm como principais fragilidades as escolhas gráficas de layout pelos designers e a fruição dos recursos acessíveis pelos alunos, tópicos que ainda exigem mais investigação.

Palavras-chave: livro didático; livro digital interativo; epub; imagem; educação.

 

Abstract

Just as technology has changed the current forms of relationship, interaction and communication between people, education lives in times of content intrinsically connected to the needs of students – and one of the most influential channels of contemporaneity is a very old educational resource: the image. In this context, the designer presents himself as a professional with the potential to act strategically, given his systemic and multidisciplinary vision. Thus, this research in the field of Design – characterized as applied, with explanatory objectives – analyzed the impacts of images on the learning process in an interactive digital textbook (LDDI) in EPUB format for distance education at the Centro de Referência em Formação e in Distance Education at the Federal Institute of Espírito Santo. The design methodology followed stages of planning, production, implementation and evaluation of solutions in interviews with students and teachers. As a result, it was concluded that the images developed for LDDI are potentially relevant in student learning, but their main weaknesses are the graphic layout choices by designers and the enjoyment of resources accessible by students, topics that still require further investigation.

Keywords: didactic book; interactive digital book; epub; image; education.

Autores

Juliana Cristina da Silva Cassaro, Giovana Dewes Munari e Edson José Carpintero Rezende

Baixe o Arquivo Completo