Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

ILUSTRAÇÕES HÁPTICAS: IMAGENS PARA A INCLUSÃO / HAPTIC ILLUSTRATIONS: IMAGES FOR INCLUSION

Resumo

Este artigo apresenta resultados de estudos que pautaram uma experiência que envolveu o desenvolvimento de projeto editorial e a produção de um livro adaptado para crianças com deficiências visuais, categoria que atende à demanda da adequação e criação de produtos aos princípios de acessibilidade e inclusão. Empregando a metodologia para adaptação de conteúdo editorial imagético para deficientes visuais, elaborada por Adam e Calomeno (2014), propôs-se identificar, analisar e verificar técnicas empregadas na produção do design gráfico inclusivo e aplicá-las na produção de imagens táteis, culminando na produção do livro infantil háptico.

Palavras-chave: design inclusivo; deficiências visuais; acessibilidade; livro háptico; design contemporâneo.

 

Abstract

This article presents results from studies that guided an experience that involved the development of an editorial project and a production of a book adapted for children with visual impairments, a category that responds to the demand for adaptation and creation of products to the principles of accessibility and inclusion. Using the methodology for adaptation of visual editorial content for the visually impaired, elaborated by Adam and Calomeno (2014), it was proposed to identify, analyze, and verify techniques employed in the production of inclusive graphic design and apply them in the production of tactile images, culminating in the production of the haptic children’s book.

Keywords: inclusive design; visual impairments; accessibility; haptic book,; contemporary design.

Autores

Márcio James Soares Guimarães,  Milton Koji Nakata e Mônica Moura

Baixe o Arquivo Completo