Resumo
Diante da realidade intolerante e violenta enfrentada por pessoas transgêneras no Brasil, o país que mais assassina pessoas transgêneras no mundo segundo a ANTRA e o IBTE, este artigo busca compreender como o Design pode ajudar esta minoria social a partir de uma representação lúdica e informativa de suas experiências. Para isso, apresenta-se um breve panorama sobre a representatividade no audiovisual, sendo o Design de Animação e o Design Social as abordagens integradoras. Em seguida, é descrito o processo de Design, com ênfase na análise de dinâmicas em que o público transgênero tem participação por meio de grupos focais. O planejamento, a execução e os resultados dos grupos focais e entrevistas são então apresentados, com destaque às contribuições do público final na construção colaborativa de uma narrativa acerca de representatividade identitária. Considera-se que a avaliação do público-alvo é fundamental para a elaboração de artefatos que mais dialogam com suas demandas, a fim de evitar a construção ou propagação de estereótipos detrimentais na inclusão e representação digna da comunidade transgênera.
Palavras-chave: identidade de gênero; design social; animação; representação; grupo focal.
Abstract
Given the intolerant and violent reality faced by transgender people in Brazil, the country that kills the most transgender people in the world according to ANTRA and IBTE, this article seeks to understand how Design can support this social minority with a lively and informative representation of their experiences. For this, a brief overview of representation in motion pictures is presented, with Social Design and Animation Design being the integrating approaches. Then, the Design process is described, with emphasis on the analysis of dynamics where the transgender audience takes part in through focus groups. The planning, running, as well as the results of the focus groups are then presented, highlighting the final users’ contributions in collaboratively building the narrative centered around identity representation. Thus, it was possible to identify that the participation of the target audiences is fundamental for the development of artifacts that resonate best with their needs, avoiding the development or spreading of damaging stereotypes in the representation of the transgender community.
Keywords: gender identity; social design; animation; representation; focus group
Autores
Julia de Oliveira Salles, Andressa Sthefany dos Santos Freitas, Lucas Marques Ramalho de Souza, André Demaison e Kelli C. A. S. Smythe
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