Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

GESTÃO DE DESIGN COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA MPES DO VESTUÁRIO DE MODA: UM ESTUDO DE CA SO NA REGIÃ O DE LONDRINA

Resumo
Este artigo é uma síntese da dissertação de mestrado, que teve como objetivo avaliar as contribuições da Gestão de Design, em nível estratégico e operacional, como uma ferramenta para competitividade de micro e pequenas empresas MPEs do vestuário de moda, no âmbito industrial. Por intermédio dos resultados obtidos em um estudo de caso múltiplo, realizado na região de Londrina, considerada um dos maiores pólos do setor confeccionista do estado do Paraná, mostra a dimensão do conceito de Gestão de Design de Moda e sua relevância diante de mudanças no ambiente competitivo das MPEs, bem como a importância da inter-relação entre design de moda, gestão e outras áreas.
Palavras-chave:Gestão de design, moda, micro e pequenas empresas

Abstract
This article is a synthesis of the master’s degree dissertation that had as objective to evaluate the contributions of the Design Management, in strategically and operational level, as a tool for fashion clothes micron and small companies MPEs competitiveness, in the industrial scope. through the results gotten in a study of multiple case, carried through in the region of Londrina, considered one of the biggest polar regions of the readymade clothier’s sector of the state of the Paraná, it shows the dimension of the concept of Fashion Design Management and its relevance ahead the changes in the competitive environment of the MPEs, as well as the importance of the interrelation between fashion design, management and other areas.
Keywords : Design management, fashion, micron and small companies

Autores

Lucimar de Fátima Bilmaia Emídio Marizilda dos Santos Menezes

Baixe o Arquivo Completo