Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

GEOMETRIA DESCRITIVA PARA O DESIGN: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NO CONTEXTO DO CURSO DE DESIGN DA UFC / DESCRIPTIVE GEOMETRY FOR DESIGN: A TEACHING EXPERIENCE IN THE CONTEXT OF THE UFC DESIGN COURSE

Resumo

O ensino da Geometria Descritiva (GD), no curso de graduação em Design na Universidade Federal do Ceará (UFC), historicamente, revela algumas dificuldades, resultando em altos índices de reprovação ou evasão. Através de entrevistas não estruturadas, levantamos que a falta de conexão entre os conteúdos de GD e a prática projetual em Design se apresentava como um dos fatores prevalecentes para a falta de interesse dos alunos, somada à incapacidade de visualização e imaginação tridimensional. O presente artigo tem por objetivo apresentar as experiências didáticas realizadas no referido curso, no primeiro semestre de 2018, mesclando a adoção de ferramentas já tradicionalmente utilizadas a ferramentas de Didáticas Ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABProb), para aumentar o interesse dos alunos e facilitar sua aprendizagem e desempenho. Pretendemos, com esse relato de caso, contribuir para o ensino da disciplina no campo específico do Design.

Palavras-chave: ensino; geometria descritiva; aprendizagem baseada em problemas; design.

 

Abstract

The teaching of Descriptive Geometry (DG), in the course of graduation in Design at the Federal University of Ceará (UFC), historically reveals some difficulties, resulting in high failure or evasion rates. Through unstructured interviews, we found that the lack of connection between the contents of DG and the design practice of Design was one of the prevailing factors for students’ lack of interest, together with inability to visualize and three-dimensional imagination. The aim of this article is to present the didactic experiences carried out in this course in the first semester of 2018, merging the use of tools already traditionally used to Active Didactics tools such as Problem Based Learning (PBL) to increase the interest of students and facilitate their learning and performance. We intend, with this case report, to contribute to the teaching of the discipline in the specific field of Design.

Keywords: education; descriptive geometry; problem based learning; design.

Autores

Ana Cecília de Andrade Teixeira e  Matheus Brasileiro Marques

Baixe o Arquivo Completo