Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

GEOMETRIA DESCRITIVA APLICADA À SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ARQUITETURA E ENGENHARIA

Resumo

Este artigo apresenta problemas de projeto de arquitetura e engenharia, onde a solução é obtida através da geometria descritiva, com o objetivo de aumentar o interesse dos alunos pela disciplina e melhorar a sua aprendizagem e desempenho. Os problemas de geometria descritiva tratados foram coletados em livros de autores americanos, uma vez que não foram encontrados em livros nacionais, e abarcam muitos dos temas da parte inicial da disciplina (ponto, reta e plano). Os passos para a solução dos problemas são explicados e mostram-se imagens ilustrativas das situações reais. Também são sugeridos outros casos reais, através de imagens, que podem contribuir para o desenvolvimento de problemas práticos. A implementação dos problemas práticos durante as aulas foi iniciada no primeiro semestre de 2013. Não são necessárias adaptações significativas no conteúdo, sendo que os livros consultados apresentam a abordagem tradicional e complementam os temas com as situações reais. São mostradas tabelas que auxiliam a entrada de dados para os problemas. Por fim, é apresentado um comparativo do desempenho dos alunos em 2012 e 2013. Os resultados dos alunos nas avaliações mostram uma melhora no desempenho, com diminuição no número de reprovações e aumento da média geral.

Palavras-chave: geometria descritiva; engenharia; arquitetura; problemas de projeto.

 

Abstract

This article presents design problems of architectural and engineering, where the solution is obtained by descriptive geometry. The objective is to increase student interest in the subject and improve their learning and performance. The descriptive geometry problems treated here were collected in books of American authors, since they were not found in Brazilian books, and cover many of the themes of the first part of the subject (point, line and plane). The steps to solve the problems are explained and illustrative images of real situations are presented. Also other real cases which may contribute to the development of practical problems are suggested through images. The implementation of practical problems during classes started in the early of year 2013. Only small adjustments in subjects are required. The books used present the traditional approach and complement the subjects with real cases. Tables for data input to the problems are shown. Finally, a comparison of the students’ performance in 2012 and 2013 is presented. Student results on assessments show an improvement in performance, with a reduction in the number of failures and better grades obtained.

Keywords: descriptive geometry; engineering; architecture; design problems.

 

Autores

José Luís Farinatti Aymone

Baixe o Arquivo Completo