Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

FERRAMENTAS E MÉTODOS PARA A AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DE JOGOS DIGITAIS: UMA REVISÃO DA LITERATURA / TOOLS AND METHODS FOR THE USABILITY EVALUATION OF DIGITAL GAMES: A REVIEW OF THE LITERATURE

Resumo

Os jogos digitais vêm se tornando uma forma cada vez mais popular de entretenimento e lazer na sociedade contemporânea. Suas interfaces com o usuário têm se tornado mais complexas e sofisticadas, acompanhando a evolução dos gráficos e o desenvolvimento de novas mecânicas de jogo. Assim sendo, a avaliação da usabilidade destas interfaces vem assumindo um papel cada vez mais importante no processo de design do produto, possibilitando o aprimoramento da experiência de uso, assim como da qualidade geral dos jogos digitais. Este artigo contém um breve levantamento do estado da arte sobre a avaliação da usabilidade desta categoria de produtos.

Palavras-chave: jogos digitais; avaliação, usabilidade; design; interface.

 

Abstract

Digital games have become a popular form of entertainment and leisure in the contemporary society.  Digital games’ graphical user interfaces have evolved increasingly more sophisticated and complex. They have changed, accompanying the evolution of graphics and the development of new game mechanics. The usability evaluation of such interfaces plays a role more and more important in the product design process, by enabling the improvement of the use experience and the product’s overall quality as well. This paper provides a brief overview of usability evaluation of this category of products.

Keywords: digital games; evaluation; usability; design; interface.  

Autores

Daniel Leite Costa, José Eustáquio Rangel de Queiroz e Wellington Gomes de Medeiros

Baixe o Arquivo Completo