Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

FERRAMENTAS COLABORATIVAS APLICADAS NO ENSINO DE GEOMETRIA: PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DE UMA REDE SOCIAL COM ATIVIDADES ACESSÍVEIS

Resumo

As ferramentas colaborativas vêm atendendo expectativas na área da educação e sendo exploradas também dentro de Redes Sociais, pois elas possibilitam a interação entre as pessoas através da troca de ideias, informações e conhecimentos de forma rápida e eficiente, além disso, torna-se necessário atribuir conceitos de acessibilidade, desenvolvendo ferramentas para inclusão de conteúdos acessíveis. Este artigo faz uma análise da utilização de ferramentas colaborativas para a aprendizagem e propõe uma atividade direcionada à Geometria. Esta atividade foi desenvolvida em uma rede social com vistas ao design inclusivo e a acessibilidade. A atividade foi composta por um conteúdo e exercícios lúdicos incluindo o uso do Geoplano digital e concreto.

Palavras-chave: ferramentas colaborativas, geometria, rede social.

Abstract

Collaborative support are meeting expectations in education and also being explored in Social Network, as it enables the interaction between people through the exchange of ideas, information and knowledge quickly and efficiently, furthermore, it becomes necessary to assign concepts of accessibility, including support for developing accessible contents. This article analyzes the use of collaborative tools for learning and propose a learning activity directed to Geometry. This activity was developed in a social network with a view to inclusive design and accessibility. The activity consisted of content and playful activities exercises including the use of digital Geoplano and concrete.

Keywords: learning objects; geometry, social network.

Autores

Vânia Ribas Ulbricht; Rodrigo Duran Gonzalez; Marcia Maria Alves; Viviane Helena Kuntz e Cláudia Mara Scudelari de Macedo

Baixe o Arquivo Completo