Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

FERRAMENTA PARA AUXÍLIO À ANÁLISE VISUAL / TOOL TO AID VISUAL ANALYSIS

Resumo

Este artigo expõe uma revisão de literatura dirigida ao desenvolvimento de uma ferramenta para auxílio à análise visual. Foram consultados autores consagrados no alfabetismo visual com o objetivo de estruturar a ferramenta. Realizou-se um levantamento sobre os principais recursos existentes para a compreensão das mensagens visuais, viabilizando o agrupamento das informações a partir de conceitos recorrentes na literatura, sendo eles: elementos visuais, organização das mensagens visuais e avaliação das mensagens. Os dados apreendidos foram analisados para propiciar a organização das relações e complementações existentes. A partir da organização das informações, foi possível propor uma ferramenta de mensuração baseada na atribuição de valores quantitativos para cada recurso visual empregado na mensagem visual analisada, definidos a partir do potencial em gerar ordem ou complexidade. Os valores atribuídos permitem que a análise visual seja pautada na soma dos recursos adotados para construção da mensagem visual, resultando em uma estimativa numérica que auxilia na realização de avaliações.

Palavras-chave: alfabetismo visual; leitura visual; análise visual; ferramenta para análise

 

Abstract

This article presents a literature review aimed at developing a tool to aid visual analysis. Consecrated authors in visual literacy were consulted in order to structure the tool. A survey was carried out on the main existing resources for the understanding of visual messages, enabling the grouping of information based on recurring concepts in the literature, which are: visual elements, organization of visual messages and message evaluation. The seized data were analyzed to provide the organization of existing relationships and complementations. From the organization of the information, it was possible to propose a measurement tool based on the attribution of quantitative values ​​for each visual resource used in the analyzed visual message, defined from the potential to generate order or complexity. The assigned values ​​allow the visual analysis to be based on the sum of the resources adopted for the construction of the visual message, resulting in a numerical estimate that helps in carrying out assessments.

Keywords: visual literacy; visual reading; visual analysis; tool for analysis.

Autores

Thamyres Oliveira Clementino, Itamar Ferreira da Silva e Amilton José Vieira de Arruda

Baixe o Arquivo Completo