Revista Educação Gráfica

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FABRICAÇÃO DIGITAL DE LAMBREQUINS: A TECNOLOGIA EMPREGADA NO RESTAURO DE BENS CULTURAIS / DIGITAL MANUFACTURING OF LAMBREQUINS: THE TECHNOLOGY USED IN RESTORATIONS OF CULTURAL HERITAGE

 

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever o processo de desenvolvimento de um protótipo de lambrequim, como parte de um estudo para restauro de um antigo casarão vernacular em madeira, herança da imigração italiana no município de Santo Antônio do Palma/RS – Brasil. Além da descrição dos processos de estudo e transformação da forma, buscou-se associar as tecnologias de fabricação digital ao processo de restauro do patrimônio arquitetônico. Em um primeiro momento, deu-se a produção do lambrequim de forma artesanal e, posteriormente, contou-se com a ajuda de uma cortadora DS4 Laser & Router, modelo DLS – 1312. Os procedimentos metodológicos foram divididos em quatro etapas principais, sendo a primeira conformada pela revisão bibliográfica. Na segunda, procedeu-se a pesquisa em campo com o intuito de identificar as principais referências para o desenvolvimento da forma do lambrequim. Na terceira etapa, produziu-se o protótipo de lambrequim de maneira tradicional e com a referida cortadora DS4 Laser. Por fim, coube à fase final a sistematização e análise dos dados. Destaca-se a importância de desenvolver estudos que envolvam novas tecnologias associadas aos processos de restauro do patrimônio histórico.

Palavras-chave: lambrequins; fabricação digital; produção artesanal; patrimônio cultural.

 

Abstract

The purpose of this paper is to describe the process of developing a prototype of lambrequin, as part of a study to restore an old wooden vernacular mansion, heritage of Italian immigration in the city of Santo Antônio do Palma/RS – Brazil. In addition to describing the processes of study and transformation of form, the aim was to associate digital manufacturing technologies to the process of restoring architectural heritage. At first, the lambrequin was handcrafted and then a DS4 Laser & Router, model DLS – 1312, was used. The methodology was divided into four main stages, being the first conformed by the bibliographical survey and review. In the second, field research was carried to help develop the form of the lambrequin. In the third stage, the lambrequin prototype was produced in a traditional way and with the aforementioned DS4 Laser cutter. Finally, it was up to the final phase to systematize and analyze the data. In this paper, the importance of developing studies involving new technologies associated with the processes of restoration of historical heritage is highlighted.

Keywords: lambrequin; digital manufacturing; craft production; cultural heritage.

 

Autores

Adilson Giglioli, Pedro Henrique Carretta Diniz, Andréa Quadrado Mussi, Dirceu Piccinato Junior e Caliane Christie Oliveira de Almeida

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