Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

EXPERIMENTO PARAMÉTRICO DE UMA FACHADA INTERATIVA POR MEIO DE ALGORITMOS GRÁFICOS / PARAMETRIC EXPERIMENT OF AN INTERACTIVE FACADE USING GRAPHICS ALGORITHMS

Resumo

Na era digital, projetar tem se tornado cada vez mais um exercício de “in-formar”, o que significa que a partir de uma grande quantidade de dados é possível explorar múltiplas alternativas de projeto, bem como a relação da arquitetura com o usuário. A formação de modelos parametrizáveis tem sido o passo seguinte e, nesse contexto, surge um elemento relativamente novo na arquitetura contemporânea, as fachadas interativas. No cenário brasileiro, o arquiteto Guto Requena utilizou esse recurso no projeto de reforma da fachada do hotel WZ Lorena, situado na cidade de São Paulo, para que o objeto arquitetônico possa refletir a integração do projeto com o sítio de implantação e com os modos de vida contemporâneos. Baseado nesse mecanismo da fachada do hotel, o objetivo deste estudo foi simular um sistema de interação edifício-usuário como o utilizado por Requena através da investigação das possibilidades de uso do Arduino, que é uma plataforma de prototipagem rápida, mediado por algoritmos gráficos desenvolvidos no Rhinoceros/Grasshopper. Através deste experimento, foi possível criar um programa de computador simplificado e financeiramente acessível para processos de automação arquitetônica, uma vez que os equipamentos, sensores e softwares utilizados apresentam um baixo custo.

Palavras-chave: arquitetura contemporânea; fachada interativa; parametrização; Grasshopper, Arduino; Guto Requena.

 

Abstract

In the digital age, design has become increasingly an exercise of “in-form-ing”, which means that from huge amount of data is possible to explore multiple design possibilities, as well as the relationship between architecture and the user. The generation of parameterized models has been the next step and in this context, emerges as a relatively new element in contemporary architecture, the interactive facades. In the Brazilian scenario, the architect Guto Requena used this resource in the facade renovation project of the WZ Lorena hotel, located in São Paulo. This way the architectural object may reflect the integration of the project with the implantation site and ways of contemporary life. Based on this hotel facade mechanism, the objective of this study was to simulate a building-user interaction system as used by Requena to investigate possibilities of use of Arduino, which is a platform for rapid prototyping, mediated by graphics algorithms developed in Rhinoceros / Grasshopper. Through this experiment, it was possible to create a simplified and affordable computer program for architectural automation processes, as the equipment and software used have a low cost.

Keywords: contemporary architecture; interactive facade; parameterization; Grasshopper; Arduino; Guto Requena.

Autores

Ana Paula Rocha, Maurício Guimarães de Oliveira, Daniel de Carvalho Moreira e Ana Lúcia Nogueira de Camargo Harris

Baixe o Arquivo Completo