Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

EXPERIÊNCIAS DOCENTES COM O ENSINO DE DESENHO PROJETIVO PARA ALUNOS DE ARTES

Resumo
Este artigo relata a experiência de dois professores que lecionam a mesma disciplina de desenho projetivo para o curso de Artes. De um lado uma professora de geometria e desenho técnico, efetiva em uma universidade pública federal e de outro, um professor da mesma universidade e departamento, ex-aluno da referida professora, substituindo-a durante seu afastamento para capacitação. Ambas as experiências levantam a mesma questão: o que fazer para motivar os alunos quanto ao aprendizado de temas tidos como ‘difíceis’ para os alunos? Esta dificuldade está intimamente ligada às deficiências que alunos trazem da escola no tocante à falta de compreensão do desenho, acarretando problemas com a visão espacial, com a criatividade e com a habilidade no manuseio de instrumental específico. As propostas inovadoras do novo professor, aliadas às práticas criativas já adotadas na disciplina pela outra professora, provam a validade e importância de se contextualizar saberes e compartilhar práticas docentes.

Palavras-chave: Desenho projetivo. Ensino e aprendizado do desenho, Experiências Docentes.

Abstract
The present paper relates the experience of two professors who teach the same discipline at a public university, that is, Technical Drawing in the Arts Graduation Course. On one side is a professor officially in charge for the teaching of Geometry and Technical Drawing and on the other side is an ex-pupil of hers who is substituting for her during her temporary removal on account of qualification (Ph Degree). Both deal with the same question: how to motivate students with regard to their learning of subjects considered difficult for them to acquire? This difficulty is intrinsically associated to the deficiencies the students themselves bring from the basic school, which bring about problems regarding spatial vision, development of creativity as well as the ability to deal with specific instruments. The new professor innovatory suggestions adjusted to the consolidated creative practices already adopted by the other professor demonstrate the validity and the importance of contextualizing skills and sharing teaching practices.
Keywords: Technical drawing; Drawing teaching and learning; Teaching experiences.

Autores

Regina Coeli Moraes Kopke Leandro Moreira Furtado

Baixe o Arquivo Completo