Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

ESTUDO DE CASO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE UM LIVRO DIGITAL INTERATIVO VOLTADO AO PÚBLICO INFANTIL / CASE STUDY ON THE DEVELOPMENT OF A INTERACTIVE CHILDRENS DIGITAL BOOK

Resumo

Este artigo relata o processo envolvido no desenvolvimento do livro digital interativo Amigos do Folclore Brasileiro, voltado ao público infantil, demonstrando todas as suas fases de projeto, desde a concepção inicial da ideia, até a finalização e implementação do artefato. O projeto faz uso de uma metodologia de design específica para criação de app books interativos, demonstrando a importância do uso de metodologias próprias para o desenvolvimento de mídias digitais. Além disso, o artefato proposto também adapta conhecimento sobre desenvolvimento de jogos digitais para a criação de uma mídia diferenciada, demonstrando de que forma tais ferramentas podem ser ampliadas para um escopo que vai além dos jogos, abarcando outras formas de entretenimento digital. Como resultado, foi elaborado um produto atrativo que busca ajudar a preservação da identidade cultural do país.

Palavras-chave: livro digital; livro infantil; folclore; interação; metodologia de design.

 

Abstract

This article reports on the process involved in the development of the interactive digital book Amigos do Folclore Brasileiro, aimed at children, demonstrating all its project phases, from the initial conception, until the implementation of the artifact. The project makes use of a specific design methodology for creating interactive book apps, demonstrating the importance of using proprietary methodologies for the development of digital media. In addition, the proposed artifact also adapts knowledge about the development of digital games to create a differentiated media, demonstrating how such tools can be used in a scope that goes beyond games, encompassing other forms of digital entertainment. As a result, an attractive product has been developed that seeks to help preserve the country’s cultural identity.

Keywords: digital book; children book; folklore; interaction; design methodology.

Autores

Larissa Fantini Januário e Samara de Sena

Baixe o Arquivo Completo