Revista Educação Gráfica

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ESTAMPARIA MANUAL EM TÊXTEIS: RESGATE DE TÉCNICAS ARTESANAIS EM OFICINAS DE BATIK / MANUAL PRINTING IN TEXTILES: RESCUING ARTISANAL TECHNIQUES IN BATIK WORKSHOPS

 

Resumo

Esse artigo foi desenvolvido com intuito de discorrer acerca da importância de resgatar técnicas e processos artesanais na produção têxtil, sobretudo, visando preservar elementos visuais e socioculturais afro-brasileiros. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, do tipo exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa. Em relação aos procedimentos técnicos, realizou-se uma pesquisa em fontes bibliográficas e foram realizadas 3 oficinas de batik – técnica de estamparia manual – utilizando de símbolos Adinkra, em eventos realizados em duas cidades do Estado de Minas Gerais. No que diz respeito aos principais resultados, com o desenvolvimento das oficinas, conseguiu-se apresentar para os participantes a existência das técnicas evidenciadas, bem como das simbologias associadas a essas e também aos grafismos africanos, especificamente, os símbolos Adinkra. Evidencia-se que através da estamparia, a moda pode ser um mecanismo de divulgação e preservação de identidades culturais e artísticas, sendo um local profícuo que auxilia na formação de reflexões que visam eliminar preconceitos e visões estereotipadas.

Palavras-chave: batik; estamparia manual; cultura afro-brasileira; moda.

 

Abstract

This article was developed in order to discuss the importance of rescuing artisanal techniques and processes in textile production, especially to preserve Afro-Brazilian visual and sociocultural elements. In methodological terms, this is a research of applied nature, of exploratory-descriptive type, with a qualitative approach. Regarding the technical procedures, a survey was carried out in bibliographic sources and 3 batik workshops – manual printing technique – were held using Adinkra symbols, in events held in two cities in the state of Minas Gerais. As far as the main results are concerned, with the development of the workshops, it was possible to present to the participants the existence of the techniques evidenced, as well as the symbologies associated to them and also to the African graphics, specifically, the Adinkra symbols. It is evident that through printing, fashion can be a mechanism of disclosure and preservation of cultural and artistic identities, being a fruitful place that helps in the formation of reflections aimed at eliminating prejudices and stereotypical views.

Keywords: batik; manual printing; afro-brazilian culture; fashion.

Autores

Glauber Soares Junior, Érika Rodrigues Coelho, Fabiano Eloy Atílio Batista e Claudia Schemes

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