Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

ENTREVISTA QUALITATIVA E CONTEXTO INFORMACIONAL: CONHECIMENTO DE NECESSIDADES EXPECTATIVAS DOS USUÁRIOS DO PORTAL DA UFAM / QUALITATIVE INTERVIEW AND INFORMATIONAL CONTEXT: KNOWLEDGE OF NEEDS AND EXPECTATIONS OF UFAM PORTAL USERS

 

Resumo

O portal da UFAM é um canal de acesso a informações para distintos públicos internos e externos à universidade, e para isto abriga um volume denso de informações ao qual pode acarretar em um espaço informacional que dificulta o usuário realizar suas tarefas. De acordo com a literatura, a encontrabilidade da informação é um dos fatores que influencia os usuários a suprirem suas necessidades informacionais. Tendo em foco a encontrabilidade da informação, o objetivo desta pesquisa é utilizar da entrevista com o usuário como técnica de contextualização no intuito de compreender as expectativas e necessidades de docentes e discentes em relação ao portal da universidade. Foram realizadas 24 entrevistas, 12 com docentes e 12 com discentes, cujos resultados revelaram que o layout e a estrutura do site influenciam na dificuldade que os respondentes possuem de obter informações e documentos, fato que também acarreta em desistências. Além disso, dentro do portal verificou-se a descentralização das informações devido a própria estrutura administrativa da universidade e também a falta de destaque de conteúdos de interesse aos usuários.

Palavras-chave: encontrabilidade, entrevista com usuário, site.

Abstract

The UFAM main website is an access to information channel for different publics, both internal and external to the university, and for this it houses a dense volume of information which can result in an informational space that makes it difficult for the user to carry out his tasks. According to the literature, the findability of information is one of the factors that influence users to meet their informational needs. Focusing on the findability of information, the research objective is to use the interview with the user as a contextualization technique in order to understand the professors and students’ expectations and needs in relation to the university’s portal. Twenty-four interviews were conducted, 12 with professors and 12 with students, whose results revealed that the website’s layout and structure influence the difficulty the respondents have to obtain information and documents, a fact that also leads to dropouts. In addition, within the portal there was a decentralization of information due to the university’s administrative structure and also the lack of highlighting of content of interest to users.

Keywords: findability, user interview, site.

Autores

Êminy Laís Silva da Costa e Franciane da Silva Falcão

Baixe o Arquivo Completo