Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

ENTRE DESIGN DE MODA E ARTE: UM OLHAR SOBRE A COLEÇÃO INFINITELY KUSAMA

Resumo

O presente artigo expõe uma breve investigação acerca dos campos do design e da arte, na contemporaneidade, por meio de um olhar sobre a coleção Infinitely Kusama, projeto da marca Louis Vuitton desenvolvido pelo designer de moda Marc Jacobs em colaboração com a artista japonesa Yayoi Kusama. O estudo apresenta uma abordagem sobre a linha de ação denominada design experiencial, que privilegia aspectos afetivos, componentes subjetivos e valores simbólicos, tanto em projetos quanto em produtos, no sentido de delinear apropriações de linguagens artísticas praticadas pelo design. Nosso trajeto é permeado pela apresentação dos conceitos de experiência estética e de estetização do cotidiano. Com tal diálogo, conduz a articulações que são atravessadas por questões relativas à reprodutibilidade e fetichização de objetos e marcas, e alguns dos paradoxos que perpassam o universo da moda, tais como padronização e diferenciação.

Palavras-chave: design de moda; experiência estética; Yayoi Kusama; Louis Vuitton

Abstract

This paper aims a brief investigation of the fields design and art, in the contemporaneity, through a look at Infinitely Kusama fashion collection, designed by the fashion designer Marc Jacobs from the maison Louis Vuitton, in collaboration with the japanese artist Yayoi Kusama. The study presents an approach to the line of action called experiential design, which emphasizes affective aspects, symbolic values and subjective componentes, both in projects and products, in order to delineate appropriations of art forms practiced by design. Our path is permeated by the presentation of the concepts of aesthetic experience and the aestheticization of everyday life. With this dialogue leads to joints that are crossed by questions concerning the reproduction and the fetishism of objects and brands, and some of the paradoxes that pervade the fashion universe, such as standardization and differentiation.

Key words: fashion design; aesthetics experience; Yayoi Kusama; Louis Vuitton

Autores

Vanesa Rocha e Cristiane Mesquita

Baixe o Arquivo Completo