Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DE DESENHO ARQUITETÔNICO: DESAFIOS, ANÁLISE E PROPOSTA / EMERGENCY REMOTE TEACHING OF ARCHITECTURAL DESIGN: CHALLENGES, ANALYSIS AND PROPOSAL

 

Resumo

O Desenho Arquitetônico constitui saberes essenciais para o ensino profissional, sobretudo nos cursos da área de Construção Civil, por constituir uma forma de comunicação laboral. Com o ensino remoto emergencial, realizado em virtude da pandemia da COVID-19, a ministração dessa disciplina – de caráter eminentemente prático – ganhou outras formas de execução. Com base nesse contexto, a pesquisa apresentada teve como objetivo elaborar uma proposta didático-pedagógica para a disciplina Desenho Arquitetônico a partir do conceito de Aprendizagem Significativa e da Avaliação Mediadora como princípio norteador. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre ensino de desenho, formas de avaliação e novas tecnologias. Em seguida, foi analisada a disciplina Desenho Arquitetônico, ministrada entre 2020 e 2021 no Instituto Federal da Paraíba – Campus Patos, no que se refere à abordagem de conteúdo, atividades e formas de avaliação. Assim, desenvolveu-se uma sequência de abordagem do conteúdo através da aplicação de exercícios e avaliações estratégicas, pois constatou-se a necessidade de articular a correção e a pontuação ao processo de ensino e aprendizagem, com o intuito de que os alunos fossem protagonistas em tal processo.

Palavras-chave: aprendizagem significativa; avaliação mediadora; desenho arquitetônico; ensino remoto emergencial.

 

Abstract

Architectural Design constitutes essential knowledge for professional education, especially in Civil Construction courses, as it constitutes a form of work communication. With emergency remote teaching, carried out due to the COVID-19 pandemic, the delivery of this discipline – of an eminently practical character – gained other forms of execution. Based on this context, the research presented aimed to develop a didactic-pedagogical proposal for the discipline Architectural Design from the concept of Meaningful Learning and mediating evaluation as a guiding principle. Therefore, a bibliographic review was carried out on teaching drawing, forms of evaluation and new technologies. Then, the discipline Architectural Design, taught between 2020 and 2021 at the Instituto Federal da Paraíba Campus Patos, was analyzed with regard to the approach to content, activities and forms of evaluation. Thus, a sequence of approach to the content was developed through the application of exercises and strategic evaluations, as it was verified the need to articulate the correction and the punctuation to the process of teaching and learning, with the intention that the students were protagonists in this progression.

Keywords: meaningful learning; mediating evaluation; architectural design; emergency remote teaching.

Autores

Angela Araújo Nunes, Paula Dieb Martins e João Paulo Marçal de Souza

Baixe o Arquivo Completo