Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

ENQUADRAMENTO E FRONTALIDADE EM O GRANDE HOTEL BUDAPESTE / THE FRAME AND FRONTALITY IN THE GREAT BUDAPEST HOTEL

Resumo

O filme O Grande Hotel Budapeste (2014), com direção de Wes Anderson, é objeto de leitura para uma reflexão sobre a representação gráfica do espaço no cinema. Algumas questões investigadas a partir do filme de Anderson são: a percepção da profundidade na imagem plana do cinema, a composição formal que se estabelece no plano bidimensional, e os recursos, efeitos e referências buscados por Anderson em seu filme para a caracterização do espaço fílmico. A precisão no enquadramento das cenas resulta do posicionamento da câmera, da construção do cenário e disposição dos atores. São utilizadas ainda outras técnicas para garantir o caráter ilusório e fantástico do filme. Para fundamentar a discussão, são utilizados autores que fornecem conceitos sobre cinema e sobre a relação entre o espaço tridimensional e a representação bidimensional.

Palavras-chave: arquitetura e cinema; representação gráfica do espaço; perspectiva.

 

Abstract

The Grand Budapest Hotel (2014), film directed by Wes Anderson, is analyzed for its graphic representation of space in cinema. Some issues investigated from Anderson´s film are: the perception of depth in the flat image of the film, the formal composition that is established in the two-dimensional plane, and the resources, the effects and references used by Anderson in his film to characterize the filmic space. The precision in framing the scenes results from the camera placement, the construction of the settings and the position of the actors. Other techniques are used to ensure the illusory and fantastic character of the film. To support the discussion, some authors who provide concepts related to composition and to the relationship between two-dimensional frames and tridimensional space are used.

Keywords: architecture and cinema; graphical representation of space; perspective.

Autores

Maria Isabel Imbronito e Paula de Vicenzo Fidelis Belfort Mattos

Baixe o Arquivo Completo