Revista Educação Gráfica

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ELEMENTOS DE DESIGN, COM ÊNFASE NO USO INTUITIVO, COMO ESTRATÉGIA DE APLICAÇÃO DAS DIRETRIZES PARA APRENDIZADO COM MULTIMÍDIA

Resumo

Este artigo aborda a utilização de alguns elementos de design como ferramentas para a aplicação das diretrizes de aprendizado com multimídia propostas por Richard E. Mayer.  Os princípios de Mayer se constituem em guias para a confecção de materiais em multimídia com o objetivo de facilitar o processo cognitivo do aprendiz. Essa facilitação pode ser gerada de muitas maneiras e alguns elementos de design podem ser usados nesse processo. Os elementos, aqui tratados, são fundamentados a partir do uso intuitivo de produtos e, selecionados previamente por um conjunto de pesquisadores e projetistas industriais por meio de um apanhado teórico. Assim, são definidas as diretrizes para aprendizado com multimídia e os elementos de design com foco no uso intuitivo. Em seguida, é estabelecida uma relação entre as diretrizes e os elementos de design propostos. Esta relação tem como objetivo orientar o responsável pelo projeto multimídia no que diz respeito ao uso dos elementos aqui indicados, para alcançar o(s) princípio(s) proposto nas diretrizes para aprendizado com multimídia. Então, é apresentada uma tabela que contempla os princípios relacionados aos respectivos elementos de design, a partir do uso intuitivo. E, por fim, tem-se um exemplo de aplicação, onde se podem ver tais elementos colaborando para atingir as diretrizes de aprendizado.

Palavras-chave: design; educação; multimídia; uso intuitivo.

 

Abstract

This paper discusses the use of some design elements as tools for the application of learning with multimedia guidelines proposed by Richard e. Mayer.  The principles of Mayer are guides for making multimedia materials with the goal to facilitate the cognitive process of the apprentice. This facilitation can be generated in many ways and some design elements can be used in this process. The elements, here treated, are founded upon use intuitive products and selected beforehand by a set of researchers and industrial designers through a theoretical overview. So, are defined the guidelines for learning with multimedia and design elements with a focus on intuitive usage. It is then established a relationship between the guidelines and the proposed design elements. This relationship aims to guide the responsible multimedia project regarding the use of the elements shown here, to achieve the (s) principle (s) proposed guidelines for learning with multimedia. Then, you see a table that includes the principles related to their design elements, from the intuitive usage. And, finally, we have an example of application, where you can see such elements collaborating to achieve learning guidelines.

Keywords: design; education; multimedia; intuitiveness.

Autores

Caio Marcio Almeida e Silva Marcia Maria Alves Maria Lucia Okimoto André Luis Battaiola

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