Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

ECOSSISTEMAS DE APRENDIZAGEM: REPRESENTAÇÕES QUE REVELAM APRENDIZAGEM INFORMA / LEARNING ECOSYSTEMS: REPRESENTATIONS THAT REVEAL INFORMAL LEARNING

 

Resumo

Aprendizagem é entendida como a mudança que acontece no indivíduo autônomo, de modo contínuo, ao longo da vida, a partir de suas interações ecológicas, em múltiplos espaços, que envolve a pessoa inteira, suas experiências e seus recursos. O conceito de ecossistemas de aprendizagem, por sua vez, se apresenta como alternativa para lidar com a complexidade do aprender, especialmente neste contexto de rápido desenvolvimento tecnológico. Assim, este estudo pretende investigar os ecossistemas de aprendizagem e suas representações, visando contribuir com futuras intervenções de modo mais preciso e recursivo, para que as experiências de aprendizagem sejam mais orientadas aos indivíduos e significativas. Para compreender os conceitos, caracterizar e representar ecossistemas de aprendizagem, são adotados procedimentos de levantamento bibliográfico, análise documental e proposição de esquemas, identificando-se estratégias para revelar a aprendizagem informal, reconhecendo potencialidades e desafios para esmaecer algumas fronteiras que segmentam a educação.

Palavras-chave: aprendizagem; ecossistemas de aprendizagem; aprendizagem informal; rastreamento de aprendizagem.

 

Abstract

Learning is understood as the change that happens in the autonomous individual, continuously, throughout life, from their ecological interactions, in multiple spaces, that involves the whole person, their experiences and their learning resources. The concept of learning ecosystems, in turn, presents itself as an alternative to deal with the complexity of learning, mainly in this context of rapid technological development. Thereby, this study aims to investigate learning ecosystems concepts and schemes, aiming to contribute to future interventions in a more precise and recursive way, so that learning experiences are more oriented to individuals and meaningful. Bibliographic procedures, documental analysis and schema proposition will be adopted to understand the concepts, to characterize and to represent learning ecosystems, identifying strategies to reveal informal learning, recognizing their possible impacts on blurring some boundaries that segment education.

Keywords: learning; learning ecosystems; informal learning; learning tracking.

Autores

Akemi Leandra Kawagoe e Tiago Barros Pontes e Silva

Baixe o Arquivo Completo