Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DISFARCES PARA VINHO VAGABUNDO: A ILUSTRAÇÃO COMO DISPARADORA DE HISTÓRIAS NO DESIGN GRÁFICO / DISFARCES PARA VINHO VAGABUNDO: ILLUSTRATION AS A STORY TRIGGER ON GRAPHIC DESIGN

Resumo

Neste artigo investigamos as potencialidades narrativas da ilustração no design por meio de uma análise de “Disfarces para vinho vagabundo”, série de rótulos adesivos de autoria de Gustavo Piqueira e Samia Jacintho. Observamos um projeto de produto cuja principal função é emocional, e que depende completamente das respostas e das experiências prévias de seus usuários por meio da interação para alcançar o efeito desejado por quem o projetou. Através de uma abordagem que parte da relação dos designers e dos usuários com funções narrativas em artefatos, apontamos elementos que conectam histórias, referências pessoais e emocionais, bem como demonstramos como narrativa, a emoção e a pesquisa de tendências contemporâneas e de modismos se mostra útil para designers, de modo que possam criar objetos de alto valor subjetivo, capazes de estabelecer vínculos duradouros com quem os utiliza.

Palavras-chave: design gráfico; ilustração; narrativa.

 

Abstract

This paper investigates the narrative potential of illustration in design through an analysis of “Disfarces para vinho vagabundo” (“Disguises for cheap wine”), a series of adhesive labels by Gustavo Piqueira and Samia Jacintho. The analysis observes a product design in which the main function is emotional, and which depends entirely on the responses and previous experiences of its users through the interaction to achieve the effect desired by the person who designed it. Through an approach that starts from the relationship between designers and users with narrative functions in artifacts, one points out elements that connect stories, personal and emotional references, as well as shows how narrative, the emotion and the search for contemporary tendencies and fads proves useful for designers, so that they can create objects of high subjective value, capable of establishing lasting bonds with those who use them.

Keywords: graphic design; illustration; narrative.

Autores

Bruno Müller da Silva; Milton Koji Nakata e Paula da Cruz Landim

Baixe o Arquivo Completo