Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DIAGNÓSTICO SOBRE HABILIDADES ESPACIAIS E ENTENDIMENTO GEOMÉTRICO EM CALOUROS DE CURSOS DE ENGENHARIA / DIAGNOSIS ABOUT SPATIAL SKILLS AND GEOMETRIC UNDERSTANDING IN FRIENDS IN ENGINEERING COURSES

 

Resumo

O ingresso na universidade é um momento de grande mudança na vida dos jovens, quando muitos precisam deixar suas famílias, amigos e colegas, até mesmo trocando de cidade e vivenciando uma realidade totalmente diferente. Considera-se que conhecer melhor o aluno e identificar possíveis lacunas que possam reduzir sua capacidade de assimilação nas disciplinas que virão nos cursos, é uma forma de o acolher. Assim, o objetivo desta pesquisa foi conhecer o estágio dos conhecimentos em geometria e habilidades espaciais dos alunos ingressantes nos cursos de Engenharia Civil e Mecânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. A coleta de dados foi realizada no início de 2020, por meio da aplicação de um questionário presencial. A escolha das perguntas, envolveu construtos relacionados aos conhecimentos geométricos e às habilidades espaciais, porque atuam juntos para o raciocínio na resolução de problemas. Na análise observou-se que a percepção dos alunos sobre aquilo que sabem ou que viram no ensino médio não se reflete de forma expressiva nos acertos daqueles que acharam a prova fácil.

Palavras-chave: representação gráfica; desenho técnico; habilidades espaciais.

 

Abstract

Entering the university is a time of great change in the lives of young students, when many have to leave their families, friends and colleagues, oftentimes moving to different cities and experiencing a completely different reality. At this point, it is considered that getting to know the students better, and identifying possible gaps that may reduce their ability to assimilate topics in the coursework, is also a way of welcoming them. Therefore, the objective of this research was to understand the level of knowledge in geometry and spatial skills of students entering the Civil and Mechanical Engineering courses at the Federal University of Rio Grande do Sul – UFRGS. Data collection was carried out in early 2020, through the application of a face-to-face questionnaire. The choice of questions involved constructs related to geometric knowledge and spatial skills, because they work together for reasoning in problem solving. In the analysis, one of the most relevant informations was the little awareness that the students showed of what they do know and what they do not know. There was no direct correlation between the number of correct answers among those who found the test easy, and the same happened with those.

Keywords: graphic representation; technical drawing; spatial skills.

Autores

Lea Japur e Jocelise Jacques de Jacques

Baixe o Arquivo Completo