Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESIGN THINKING: UMA ABORDAGEM EMPREENDEDORA DO DESIGN CENTRADO NO HUMANO / DESIGN THINKING: AN ENTREPREPRENEUSHIP APPROACH TO HUMAN CENTERED DESIGN

Resumo

A concepção de que o design é capaz somente de projetar produtos tangíveis não consegue mais atender as demandas atuais. Nesse contexto, o design thinking surge como um modelo de inovação com potencial de gerar resultados diferenciados para as organizações que buscam a liderança, pois contempla métodos de investigação e de desenvolvimento de soluções altamente focadas no ser humano. Por meio da estratégia de busca, foi estabelecido um panorama das pesquisas científicas e acadêmicas, buscando informações sobre o histórico, descrição e classificação do tema. Para compreender tal processo, são apresentados dois casos que exemplificam a utilização de métodos de design thinking em uma abordagem centrada no usuário. Conclui-se que os conceitos e ideias apresentados nesse trabalho podem possibilitar ao designer desenvolver novas ideias e perspectivas promissoras como profissional empreendedor, obtendo a capacidade de lidar em diversos setores empresariais, criando algo novo, diferente e original.

Palavras-chave: design centrado no humano; inovação; empreendedorismo.

 

Abstract

The conception that design is only capable of projecting tangible products can no longer meet current demands. In this context, Design Thinking emerges as a model of innovation with the potential to generate differentiated results for organizations that seek leadership, as it contemplates methods of research and development of solutions focused on the human being. Through the search strategy, a panorama of scientific and academic research was established, seeking information on the history, description and classification of the theme. To understand the process in order to present it in practice, two cases are presented that exemplify the use of methods based on user-centered design. It is concluded that the concepts and ideas presented in this work may enable the designer to develop new ideas and promising perspectives as an entrepreneur, in order to be able to deal with society itself, creating something new, different and original.

Keywords: human centered design; innovation; entrepreneurship.

Autores

Maico Carlos Vieira e Milton Luiz Horn Vieira

Baixe o Arquivo Completo