Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESIGN PARA A SUSTENTABILIDADE: ESTRATÉGIAS DE ECO-FEEDBACK DIRECIONADAS À REDUÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS / DESIGN FOR SUSTAINABILITY: ECO-FEEDBACK STRATEGIES FOR THE REDUCTION OF URBAN SOLID WASTE

Resumo

Com a promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei 12.305/2010, o desafio da estruturação dos planos de gerenciamento integrado dos resíduos sólidos urbanos (RSU) se impõe a diversos segmentos da sociedade, como também no campo educacional, a fim de promover a alteração de comportamento, internalizando nas pessoas uma forma diferente de ver e de se relacionar com os resíduos que produz. Assim, com o objetivo de utilizar o potencial comunicativo do design através de estratégias de eco-feedback este artigo reporta pesquisa quantitativa realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus Natal, sobre RSU, mais especificamente, o uso de copos descartáveis, o segundo maior resíduo coletado no campus da Universidade. Com o intuito de informar as pessoas sobre o impacto ambiental de copos descartáveis e promover uma alteração no comportamento no uso  deste produto, foram elaborados e testados protótipos de interfaces físicas de eco-feedback além de uma interface digital. Com este trabalho foi possível apontar a eficiência do design gráfico em educar e promover comportamentos sustentáveis para não geração de resíduos, entendendo que não basta conceber produtos ecologicamente corretos, é preciso projetar comportamentos sustentáveis na sociedade.

Palavras-chave: design; comportamento sustentável; eco-feedback; resíduos sólidos urbanos

 

Abstract

With the promulgation of the National Solid Waste Policy, instituted by Law 12.305 / 2010, the challenge of solid waste management (MSW) is imposed on several segments of society, as well as in the educational field, in order to promote change behavior, internalizing in people a different way of seeing and relating to the waste that they produce. Thus, the objective of using the design potential communicative through eco-feedback strategies, this article reports a quantitative research at the Federal University of Rio Grande do Norte, Natal campus, on MSW, specifically the use of disposable cups, the second largest waste collected on the University campus. In order to inform people about the environmental impact of disposable cups and to promote a change behavior in the use of this product, prototypes of physical eco-feedback interfaces were elaborated and tested in addition to a digital interface. With this work it was possible to show the efficiency of graphic design in educating and promoting sustainable behaviors for non-generation of waste, understanding that it is necessary to design sustainable behaviors in society.

Keywords: design; sustainable behavior; eco-feedback; urban solid waste

Autores

Cristiano Alves; Daniela Estaregue;  André Grilo de Sousa; Frederico Lopes e  Marília Matos Gonçalves