Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESIGN PARA A EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DIGITAIS / EXPERIENCE DESIGN IN THE CONTEXT OF DIGITAL COMICS

Resumo

O design para a experiência é um conceito que propõe que produtos sejam projetados com o foco na satisfação e nas experiências que estes proporcionarão ao usuário. Estas experiências podem variar entre diferentes pessoas, e o ambiente digital, através da hipermídia, potencializa estas possibilidades. Narrativas hipermidiáticas podem propor interações que as tornem mais imersivas e relevantes para os consumidores. Histórias em quadrinhos digitais, enquanto produtos hipermídia, podem se valer destes conceitos para aprimorar sua linguagem e a narrativa. Este artigo apresenta uma pesquisa básica e exploratória, através de levantamento bibliográfico, com o objetivo de discutir o design para a experiência no contexto das histórias em quadrinhos digitais. Para isso, definem-se hipermídia e histórias em quadrinhos digitais e o conceito de design para a experiência é debatido, relacionando às narrativas hipermidiáticas, especificamente as histórias em quadrinhos. Como resultado, tem-se uma aproximação entre o design, a hipermídia e as histórias em quadrinhos digitais, auxiliando na construção de um corpo de conhecimento aplicável a narrativas que se utilizam da hipermídia.

Palavras-chave: hipermídia; histórias em quadrinhos digitais; design para a experiência

 

Abstract

Experience design is a concept which proposes that products are to be designed with the focus on satisfaction and the experiences that it will provide to users. These experiences may change between different people, and the digital environment, through hypermedia, potentiates these possibilities. Hypermedia storytelling can propose interactions that can make stories more immersive and relevant for consumers. Digital comics, as hypermedia products, may use these concepts to enhance its language and storytelling. This paper presents a basic and exploratory research, using bibliographic research, with the goal of debating the experience design on the digital comics context. Therefore, hypermedia and digital comics are defined through bibliographic research and the concept of experience design is discussed, relating it to the hypermedia storytelling, specifically digital comics. As a result, it is presented an approch between design, hypermedia and digital comics, helping to build a body of knowledge applicable to hypermedia storytelling in general.

Keywords: hypermedia; digital comics; experience design.

 

Autores

Thiago da Silva Krening, Tânia Luisa Koltermann da Silva e Régio Pierre da Silva

Baixe o Arquivo Completo