Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESIGN PARA A ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL: GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS ACADÊMICOS ACESSÍVEIS / DESIGN FOR COMMUNICATION ACCESSIBILITY: GUIDELINES FOR PREPARING ACCESSIBLE ACADEMIC MATERIALS

 

Resumo

Este artigo apresenta os resultados do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Design para a empatia: desenvolvimento de um jogo didático para estimulação de empatia no processo de ensino e aprendizagem de crianças em nível fundamental” (GOMES, 2021). O estudo investigou a descrição de imagem como uma possibilidade de recurso assistivo e de acessibilidade comunicacional dentro do meio acadêmico, possibilitando mais acesso às informações científicas. Deste modo, este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um guia de orientações para a elaboração de materiais acadêmicos acessíveis, com foco na descrição de imagens, possibilitando a acessibilidade comunicacional de pessoas com deficiência visual no âmbito do ensino superior. O resultado apresenta um kit contendo guia de orientações, flashcards e cartazes, por meio do qual, estima-se promover conscientização e a aproximação dos acadêmicos à elaboração de materiais acadêmicos acessíveis.

Palavras-chave: design gráfico; pessoa com deficiência; acessibilidade; descrição de imagem; audiodescrição.

 

Abstract

This article presents the results of the Course Completion Work entitled “Design for empathy: development of a didactic game for stimulation of empathy in the process of teaching and learning of children at elementary level” (GOMES, 2021). The study investigated the image description as a possibility of assistive resource and communication accessibility within the academic environment, allowing more access to scientific information. Thus, this article aims to present the development of a guide for the development of accessible academic materials, focusing on the description of images, accessibility of people with visual impairment in higher education. The result presents a kit containing guidelines, flashcards and posters, through which it is estimated to promote awareness and the approach of academics to the development of accessible academic materials.

Keywords: graphic design; people with disability; accessibility; image description; audio description.

Autores

Millena Maria Cintra Gomes e Rosimeri Franck Pichler

Baixe o Arquivo Completo