Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESIGN, JOGOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A ATUAÇÃO DE DESIGNERS, PROFESSORES E ESTUDANTES / DESIGN, DIGITAL GAMES AND DISTANCE EDUCATION: A RESEARCH ON THE PARTICIPATION OF DESIGNERS, TEACHERS AND STUDENTS

Resumo

A pesquisa investiga como o processo de design das soluções que envolvem jogos digitais para a Educação Superior a Distância contempla designer, professor e estudante. Parte-se da hipótese de que esses agentes têm participação limitada no processo de design. Desse modo, defende-se o trabalho colaborativo entre designer, estudante e professor, pautado no contexto técnico, metodológico, organizacional e pedagógico. A estratégia adotada envolve a realização de pesquisa bibliográfica, método comparativo e método misto. O corpus documental é constituído por obras no contexto nacional e internacional que destacam aspectos das soluções de design para a Educação a Distância e a participação de seus agentes no processo projetual. Os dados levantados da literatura foram catalogados e classificados, conforme aspectos técnicos, projetuais e pedagógicos. Os resultados da abordagem comparativa confirmam a hipótese de que os agentes atuam de modo limitado no processo de design, e engendram discussão sobre as lacunas projetuais acerca da participação de professores, designers e estudantes no design de jogos digitais para a Educação a Distância.

Palavras-chave: design; design de games; jogos digitais; educação a distância.

 

Abstract

The study investigates how the design process of the solutions which involve digital games for Superior Distance Education contemplates designer, teacher and student, reasoned on the hypothesis that designer, teacher and student have limited participation in the design process. Thus, this research defends the collaborative work between designers, students and teachers, based on the technical, methodological, organizational and pedagogical context. The strategy adopted involves bibliographical research, comparative method and mixed methods. The text corpus is constituted by studies in Brazilian and global context which highlight aspects of these design production for Distance Education and the participation of the agents. Collected data in literature is cataloged and classified, according to technical, design and pedagogical aspects. The results of the comparative approach confirm the hypothesis that agents act in a limited way in the design process and engender discussion about projetual gaps in teachers, designers and students participation in the design of digital games for Distance Education.

Keywords: design; game design; digital games; distance education.

Autores

Priscilla Maria Cardoso Garone e Sérgio Nesteriuk

Baixe o Arquivo Completo