Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESIGN INSTRUCIONAL: UMA ABORDAGEM DO DESIGN GRÁFICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS DE SUPORTE À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Resumo
O objetivo deste trabalho é propor recomendações para o desenvolvimento de ferramentas de suporte à Educação a Distância, delimitadas como os ambientes virtuais de aprendizagem e sistemas tutores inteligentes, vistos a partir da ótica do design gráfico. Para entender o desenvolvimento dessas ferramentas, alguns processos, relacionados à inteligência, à emoção, à percepção, à inteligência virtual, à ergonomia e à usabilidade, devem ser vistos como premissas básicas de tendências de aplicação. O design instrucional é identificado como uma metodologia educacional que, por meio da tecnologia, propõe práticas e soluções para uma aprendizagem colaborativa e autônoma. O designer gráfico e o webdesigner fazem parte da equipe multidisciplinar que compõe o design instrucional. As recomendações deste trabalho, baseadas em uma metodologia de design instrucional, abordaram o planejamento de unidades de aprendizagem, aplicando o design gráfico; o desenvolvimento de roteiros e storyboards, e a definição de estruturas de navegação por menus; o design de conteúdos de mídia, com princípios relacionados à Gestalt; o design da interação humano-computador, e o uso da cor, por conter questões de interpretações da informação. Esses passos foram decisivos para formatar as recomendações como um guia adicional ao desenvolvimento de materiais pedagógicos advindos do design instrucional.

Palavras chave: Educação a distância; Materiais Didáticos; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Sistemas Tutoriais Inteligentes
Abstract
The objective of this work is to propose recommendations for development of tools supporting Distance Education, had been delimited as virtual environments of learning and intelligent tutorial systems, in approach to graphic design. To understand the development of these tools, some processes, that conduct intelligence, emotion, perception, virtual intelligence, ergonomics and usability, that must be seen as basic premises of application trends. Design instructional is identified as an educational methodology that, by means of technology, consider practical and solutions for a collaborative and independent learning. Graphical designer and web-designer are part of multidiscipline team that composes instructional design. The recommendations of this work, based in instructional design methodology, had approached some steps, that had been the planning of learning units, applicating to design graphical; scripts and storyboards development, and structures of navigation for menus definition; media contents design, that approach principles related with Gestalt; design of the interaction human being-computer, and the use of colors, for containing questions of information interpretations. These steps had been decisive to format recommendations as an additional guide to the development of happened pedagogical materials of instructional design).
Key words: Long-distance education; Didactic Materials; Virtual Learning Environment; Intelligent Tutoring System

Autores

Márcia Luiza França da Silva Batista Marizilda dos Santos Menezes

Baixe o Arquivo Completo