Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESIGN GRÁFICO PARA E-BOOKS E LIVROS IMPRESSOS: PROPOSTA DE MÉTODO DE PROJETO SIMULTÂNEO PARA EXPLORAR A COMPLEMENTARIDADE DOS SUPORTES

Resumo

Este trabalho apresenta um exercício de projeto de design editorial que parte da ideia de que as publicações impressas e digitais podem ser vistas como complementares, não como concorrentes. A proposta é exemplificada pelo projeto editorial de um livro de arte em duas versões, para papel e para plataformas digitais móveis (tablets). A obra é comemorativa do aniversário do espaço de exposições La Pampa, em Porto Alegre, RS, e apresenta os trabalhos dos artistas que expuseram entre 2010 e 2011. Como exemplo, foram detalhadas as páginas relativas ao artista Paulo Porcela. O texto inicia pela contextualização histórica do livro digital. A seguir, apresenta a metodologia desenvolvida, que parte da premissa de que a realização do projeto editorial para os dois suportes deve ser simultânea e explorar as potencialidades de ambos de forma complementar. A descrição do modelo resultante revela as vantagens de conceber as duas versões ao mesmo tempo e permite concluir que, mais que meramente conviver, as versões impressa e digital de um livro podem potencializar uma à outra.

Palavras-chave: projeto editorial; e-book; impresso; digital; complementaridade.

 

Abstract

This paper presents an editorial project exercise based on the idea that print and digital publications can be understood as complementary, not competitors. The proposal is exemplified by the project of an art book in two media, paper and digital mobile devices (tablets). The book is part of the anniversary of the gallery La Pampa, in Porto Alegre, RS, Brazil and presents the work of artists who have exhibited there between 2010 and 2011. Pages dedicated to artist Paulo Porcela are presented as an example. The text begins with a historical contextualization of digital books, followed by the presentation of the methodological construction. The basic premise of the latter was that the editorial project for both media should be created simultaneously and explore their complementary potential. A description of the resulting model reveals the advantages of conceiving both versions at the same time. It also demonstrates that, beyond merely co-exist, the printed and digital versions of a book can enrich each other.

Keywords: editorial project; e-book; printed; digital; complementariness.

 

 

Autores

Clara Eloisa Ungaretti e Suely Fragoso

Baixe o Arquivo Completo