Revista Educação Gráfica

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DESIGN EMOCIONAL E O ANTROPOMORFISMO: PERCEPÇÃO VISUAL DAS EXPRESSÕES EMOCIONAIS NA FACE AUTOMOTIVA / EMOTIONAL DESIGN AND ANTHROPOMORPHISM: VISUAL PERCEPTION OF EMOTIONAL EXPRESSIONS IN THE AUTOMOTIVE FACE

 

RESUMO

Este artigo aborda o estudo das relações perceptivas das formas antropomórficas percebidas em automóveis através da associação das expressões emocionais da face humana. Nota-se a ampla utilização de formas que remetem às características humanas, sobretudo em automóveis, contudo, não há estudos que verifiquem sua influência no campo perceptivo e emocional. Para isso, foi utilizado o método comparativo com o objetivo de estabelecer associações formais, relacionando sete expressões emocionais básicas aos traços formais observados na parte frontal dos carros, com base no estudo realizado por Windhager e demais autores (2008). O artigo apresenta inicialmente um panorama sobre o automóvel em um contexto sociocultural; em seguida aborda as emoções através das expressões faciais e, os fatores envolvidos na percepção de estímulos antropomórficos. Por fim, utilizou-se a busca de semelhanças entre as expressões emocionais humanas e as configurações formais da parte frontal dos automóveis através do método comparativo. O estudo resultou na contribuição para o avanço dos estudos em design emocional e sua aplicação no desenvolvimento de produtos afetivos, bem como no reforço da abordagem antropomórfica como prática projetual.

Palavras-chave: design emocional; antropomorfismo; automóveis; expressões faciais.

 

ABSTRACT

This article addresses the study of the perceptual relationships of anthropomorphic forms perceived in automobiles through the association of emotional expressions on the human face. It is noted the wide use of forms that refer to human characteristics, especially in automobiles, however, there are no studies that verify its influence in the perceptual and emotional field. For this, the comparative method was used in order to establish formal associations, relating seven basic emotional expressions to the formal features observed on the front of the cars, based on the study by Windhager and other authors (2008). The article initially presents an overview of the automobile in a socio-cultural context; then it addresses emotions through facial expressions and the factors involved in the perception of anthropomorphic stimuli. Finally, the search for similarities between human emotional expressions and the formal configurations of the front of the cars was used through the    comparative method. The study resulted in the contribution to the advancement of studies in emotional design and its application in the development of affective products, as well as in the reinforcement of the anthropomorphic approach as a design practice.

Keywords: emotional design; anthropomorphism; automobiles; facial expressions.

Autores

Jorge Anderson de Jesus Santos, Suzi Maria Mariño e Carina Santos Silveira

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