Revista Educação Gráfica

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DESIGN E VALORIZAÇÃO LOCAL: AS DIMENSÕES DE VALOR NA EVOLUÇÃO DA ATIVIDADE DE DESIGN RUMO À SUSTENTABILIDADE

Resumo

Na perspectiva da valorização local, o designer tem como tarefa a mediação e a tradução dos valores locais, seus recursos e patrimônios materiais e imateriais, no desenvolvimento de produtos. A evolução histórica que encaminhou o design até este momento de transição em direção à sustentabilidade, onde as mudanças de estilo de vida e das formas de se produzir permeiam a busca pela redução do impacto ambiental, encontra-se em plena transformação. Tais transformações é que constituem o objetivo deste artigo, de traçar um paralelo entre a evolução histórica do design, mediante levantamentos em livros e periódicos, e as dimensões de valor propostas por Krucken (2009), sendo elas: funcional, emocional, ambiental, simbólico e cultural, social e econômico. Partindo da compreensão destas dimensões no estabelecimento da qualidade de um produto, perpassando pela caminhada evolutiva da história do design, apoiada por gráficos ilustrativos destas mudanças, é que se buscará identificar em quais momentos e de que forma estas dimensões foram agregadas à dinâmica da atividade de design. Além disso, serão analisadas as mudanças na sociedade que acarretaram tais inserções, a fim de propor uma discussão a cerca destas mudanças e compreender os rumos do design e da sociedade em direção à sustentabilidade.

Palavras-chave: design; valorização local; sustentabilidade; teoria do design.

Abstract

From the perspective of local valuation, the designer has the task of the mediation and translation of the local values, your resources and tangible and intangible heritage, in the product development. The historical evolution that forwarded the design until this time of transition towards sustainability, where changes in lifestyle and ways to produce permeate efforts to reduce environmental impact, is in full transformation. Such transformations is that constitute the objective of this article, define an parallel between the Design’s historical evolution through surveys in books and periodicals, and the dimensions of value proposed by Krücken (2009), such as: functional, emotional, environmental, symbolic and cultural, social and economic. From the understanding of these dimensions that establish the quality of a product, by traversing the evolutionary design history, supported by illustrative graphs of these changes, we objective to identify at what time and how these dimensions were added to the dynamics of the design activity. Furthermore, will be analyzed the changes in the society that improve this inserts, proposing an discussion about these changes and understanding the trends of design and society to the sustainability.

Keywords: design; local valuation, sustainability, design teory.

Autores

Rosimeri Franck Pichler e Pedro Luiz Juchem

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