Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESIGN E USABILIDADE: ANÁLISE DA INTERFACE GRÁFICA DO APLICATIVO DE SERVIÇO DE UMA LOJA DE DEPARTAMENTOS / DESIGN AND USABILITY: ANALYSIS OF THE GRAPHICAL INTERFACE OF A DEPARTMENT STORE’S SERVICE APPLICATION

 

Resumo  

A sociedade atual está baseada em funcionalidades tecnológicas, como por exemplo a alta prestação de serviços pela via digital de aplicativos móveis. Produtos com essa finalidade tornam o processo de compra mais acessível ao consumidor, no entanto, a concorrência demanda excelência para se manter no mercado. Visando introduzir os acadêmicos iniciantes do curso de design, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, dos quais duas são autoras dessa obra, à prática da pesquisa e análise sobre conceitos do design e da usabilidade para promover uma interação mais positiva aos clientes pertencentes à referida categoria de comércio. Este artigo propõe avaliar o aplicativo de serviços das Lojas Renner S.A, objeto do estudo, e, sobre ele, identificar os possíveis problemas existentes em sua interface gráfica. O trabalho utilizou de uma abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e descritivos, apoiados em levantamento de dados bibliográficos, realização de consulta de opinião através de questionário online e grupo focal. Ao localizar as fraquezas do aplicativo, foram entregues sugestões, que sob a ótica do design, podem ser adotadas para aprimorar a experiência do usuário dentro da plataforma.

Palavras-chave: design de interação; interface gráfica; aplicativo de serviços.

 

Abstract 

The current society is based on technological functionalities, such as the high provision of services through mobile app platforms. Products with this purpose make the purchasing process more accessible to consumers; however, competition demands excellence to remain in the market. With the aim of introducing beginner design students from the Federal University of Amazonas – UFAM, two of whom are authors of this work, to the practice of research and analysis on design concepts and usability, in order to promote a more positive interaction with customers in this particular category of commerce, this article proposes to evaluate the service app of Lojas Renner S.A., the subject of the study, and identify possible problems in its graphical interface. The study employed a qualitative approach with exploratory and descriptive objectives, supported by literature review, online questionnaire surveys, and focus group discussions. By identifying the weaknesses of the app, suggestions were provided that, from a design perspective, can be adopted to improve the user experience within the platform.

Keywords: interaction design; graphical interface; service application;

 

Autores

Ana Clarissa Barroso Beleza, Camile Vitória Cruz Coutinho e Karla Mazarelo Maciel Pacheco

Baixe o Arquivo Completo