Revista Educação Gráfica

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DESIGN E USABILIDADE: ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DE ETIQUETAS DE ROUPAS COM BASE NA PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS

Resumo

Os produtos têxteis exigem processos de manutenção específicos que podem variar segundo as características do tecido. Para os cuidados com o vestuário deve-se utilizar as etiquetas que contém as instruções que orientam sua manutenção e uso. Ao se constatar que nem sempre essas etiquetas apresentam informações claras aos usuários, realizou-se esta pesquisa que tem como objetivo analisar a eficiência das etiquetas de roupas a partir da percepção dos usuários. Para tanto foi realizada uma pesquisa exploratória que teve como procedimentos técnicos o levantamento bibliográfico e um questionário aplicado com 630 usuários em setembro e outubro de 2011. O questionário abordou questões sobre a utilização das etiquetas no da compra e manutenção das roupas, sobre o entendimento dos pictogramas utilizados para apresentar os procedimentos de manutenção do vestuário e por fim, questões sobre conforto no uso de roupas com etiquetas. Os resultados permitem afirmar que as etiquetas são utilizadas no ato da compra para consulta do tamanho da peça e preço, enquanto que durante os cuidados com a roupa são consultadas principalmente antes da etapa de lavar e passar. Ainda em relação aos resultados, observou-se que quando a etiqueta causa desconforto, é retirada da roupa, dificultando a consulta de informações para manutenção do vestuário. Dessa forma, foram identificadas deficiências nas etiquetas que indicam a necessidade de um novo projeto gráfico para representar os procedimentos de manutenção do vestuário. Somado a isto, verifica-se a necessidade de uma alternativa às etiquetas, para minimizar o desconforto nos usuários.

Palavras-chave: design, usabilidade, ergonomia, etiquetas de roupas, conforto.

 

Abstract

Textile products require specific maintenance procedures which may change according to the characteristics of the fabric. Labels contain the instructions that guide clothes use and maintenance.These labels do not always have clear information to the users, thus this research aims to analyze the efficiency of the clothing labels from the users’ perception. Therefore a exploratory research was conducted, that had technical literature and a questionnaire, administered to 630 users in September and October 2011, as technical procedure. The questionnaire included questions about the use of labels in the purchase, and maintenance of the clothes, based on the understanding of the symbols used to present the procedures for maintenance of clothing, and finally questions about comfort in wearing clothing with tags. The results indicate that the labels are used in the act of purchase for consultation of clothes size and price, while in the care of the clothes, labels are mainly consulted before the step of washing and ironing. Also in relation to the results, it was observed that when the label causes discomfort, it is removed from the clothes, making it difficult to query information for maintenance clothing. Thus, deficiencies were identified on labels that indicate the need for a new design to represent maintenance procedures. In addition to this, there is a need for an alternative to the labels to minimize the discomfort to the users.

Keywords: design, usability, human factors, label clothes, comfort

Autores

Lucas José Garcia; Carlos Aparecido Fernandes; Silvia Marcia Fiori Sala; Eugenio Andres Díaz Merino e Gilson Braviano

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