Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESIGN E TECNOLOGIA: TRANSPOSIÇÃO DE VOLUMETRIAS ENTRE SUPERFICIES POLIGONAIS E POLYSURFACES NURBS / DESIGN AND TECNOLOGY: VOLUMETRIC TRANSPOSITION BETWEEN POLYGONAL SURFACES and NURBS POLYSURFACES

Resumo

O presente estudo se divide em dois caminhos construtivos: conversão de volumetrias constituídas de superfícies poligonais (quads) em superfícies NURBS; e conformação de padrões ou outras entidades poligonais quaisquer sobre essas volumetrias. Existem inúmeros casos onde a topologia destino não pode ser convertida para somente uma superfície NURBS inteira, procedimento que facilitaria enormemente a tarefa de transposição de volumetrias e que já estaria resolvido com o emprego de ferramentas prontas de modelagem paramétrica. Para executar as tarefas deste artigo, foram adotadas estratégias de sistemas de modelagem generativa e parametrizações associativas. Os conhecimentos de construção de sistemas concebidos para a presente pesquisa poderão ser empregados em campos distintos que possuam, como paradigma, a criatividade projetual como uma de suas balizas, como, por exemplo, as Artes Visuais, a Arquitetura e Design. O presente trabalho visa possibilitar a utilização da fabricação digital através das tecnologias de corte a laser, impressão 3D ou usinagem CNC, ampliando estratégias e conceitos referentes à pesquisa de superfícies e construção de volumetrias de objetos através da busca de inovação das suas possibilidades expressivas.

Palavras-chave: design e tecnologia; estratégias generativas; superfície; volumetria; escultura; design de superfície.

 

Abstract

The present study is divided in two constructive ways: conversion of volumetric bodies constituted by polygonal surfaces (quads) into surfaces NURBS and conformation of patterns or other polygonal entities on such volumetric bodies. There are numerous cases where the target topology cannot be converted to a single and unique NURBS surface, a procedure that would make the task of volumetric transposition easier and which would already be solved by the use of ready made parametric modeling tools. To carry out this article’s tasks, generative modeling systems and associative parametrization strategies were adopted. The knowledge for the construction of the systems used in the present research can be used in different fields that have, as a paradigm, the design creativity as one of its beacons, such as Visual Arts, Architecture and Design. The present work aims to make use of digital manufacturing through laser cutting, 3D printing or CNC milling technologies, at the same time expanding strategies and concepts related to surface research and volumetric object construction through the search for innovation of its expressive possibilities.

Keywords:  design and technology; generative strategies; surface; volumetric; sculpture; surface design.

Autores

Felix Bressan, Wilson Kindlein Júnior e Fábio Gonçalves Teixeira

Baixe o Arquivo Completo