Resumo
O protestantismo destaca-se no Brasil, cada igreja com uma identidade própria, demonstradas a partir de elementos gráficos que as representam como marca. Nesse contexto, esta pesquisa exploratória identificou o perfil de composição gráfica das principais igrejas protestantes no Brasil, gerando discussão frente à compreensão de suas doutrinas. Foi aplicada uma análise paramétrica em 19 marcas gráficas, considerando composição, orientação de assinatura, características do símbolo, tipografia e cores. O perfil encontrado corresponde a uma composição mista em sua estrutura visual, assinatura vertical, eixo regular, caixa alta, utiliza símbolos em referência à doutrina, tipografia sem serifa, e as cores predominantes são o preto, azul, vermelho e o amarelo. De modo geral, os elementos gráficos das marcas apresentam concordância ao conhecimento doutrinário.
Palavras-chave: design gráfico; protestantismo; análise de marcas; fé.
Abstract
The protestantism stands out in Brazil, each church with its own identity, demonstrated from graphic elements that represent them as a brand. In this context, this exploratory researched the profile of the graphic composition of the main Protestant churches in Brazil, generating discussion regarding the understanding of their doctrines. Parametric analysis was applied to 19 graphic brands, considering composition, signature orientation, symbol characteristics, typography and colors. The profile found corresponds to a mixed composition in its visual structure, vertical signature, regular axis, upper case, uses symbols in reference to doctrine, typography without a serif, and the predominant colors are black, blue, red and yellow. In general, the graphic elements of the brands are in agreement to the doctrinal knowledge.
Keywords: graphic design; protestantismo; analysis; faith.
Autores
David Guilhon, Karoline de Lourdes Monteiro Guimarães, Ricardo Jessé Santana da Costa, Alexsandro Pereira Soares e Rayana Pereira da Silva
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