Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESIGN E ARTE, UMA HISTÓRIA DE CONTRADIÇÕES E APROXIMAÇÕES

Resumo

Este trabalho tem por finalidade, a partir de uma pesquisa bibliográfica, estabelecer parâmetros históricos de análise entre arte e design e, assim, poder responder à seguinte questão: objetos de design podem ser considerados arte? Para compreender-se o presente da arte e do design, contada a partir dos objetos utilitários, deve ocorrer um constante diálogo entre presente e passado. E responder a tal questão é estabelecer parâmetros, possibilidades de leitura diante de um mundo multifacetado, de difíceis interpretações. A intenção não é determinar conceitos precisos sobre arte e design. Mas estabelecer caminhos convergentes entre arte e design para que possam ser socializados, tendo em vista a educação pelo estético, pelo poético.

Palavras chave: design, arte, história, ready-made

Abstract

This work aims, from a bibliographical research, to establish historical parameters between art and design analysis, and thus be able to answer the following question: may design objects be considered art? To understand the present from art and design, reckoned from utilities objects, a dialogue must be constant between present and past. And respond to this question is to establish parameters, possibilities of reading in front of a multifaceted world of difficult interpretations. The intention is not to determine precise concepts about art and design. But establish converged paths between art and design to be socialized, focusing on education through aesthetic, through poetic.

Keywords: design, art, history, ready-made

Autores

Carlos Henrique C. Gonçalves Roberto Alcarria do Nascimento

Baixe o Arquivo Completo