Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESIGN DO ANUÁRIO DO CEARÁ 2010-2011: UM ESTUDO DE DESIGN THINKING E GESTÃO DE DESIGN EDITORIAL

Resumo

Esse trabalho foi realizado através de uma Pesquisa do tipo Participante sobre a aplicação do método de Design Thinking com estudo de Gestão de Design, Administração Empresarial e Design Editorial na concepção e produção gráfica da maior referência bibliográfica do Ceará: o Anuário do Ceará, edição 2010-2011. No formato de Estudo de caso, essa pesquisa foi desenvolvida a partir da necessidade de planejar, controlar e gerar inovações na produção gráfica de livros e revistas em uma editora. Esse produto foi elaborado, como projeto isolado dos demais produtos editoriais, para que o padrão conceitual e organizacional vigente não inibisse a criatividade dos colaboradores. Com isso, foram analisadas a gestão, a organização e a metodologia que envolvem a cadeia produtiva de Design Editorial deste artefato. Tendo, portanto, como objetivo principal, mostrar a eficácia do Design Thinking quando aplicado com bases organizacionais que potencializam a criatividade dos profissionais visando aumentar a lucratividade das empresas com soluções inovadoras.

Palavras-chave: design editorial; gestão; design thinking


Abstract

This paper was performed by a participant research on the application of the method Design Thinking to the study of Design Management, Design Editorial and Business Administration in graphic design and production of major bibliographic reference of Ceará: the Anuário do Ceará, 2010-2011 edition. In the case study format, this research was developed from the need to plan, control and generate innovations in the graphic production of books and magazines in a publishing house. This product was developed as a project in isolation from other publications for the current organizational and conceptual pattern does not inhibit the creativity of employees. Therefore, we analyzed the management, organization and methodology that involves the production chain of Editorial Design of this artifact. Having, therefore, the main objective is to demonstrate the effectiveness of this Design Thinking when applied to organizational bases that enhance the creativity of professionals to increase the profitability of companies with innovative solutions.

Keywords: editorial design; management; design thinking

 

Autores

Deglaucy Jorge Teixeira

Baixe o Arquivo Completo