Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESIGN DE SUPERFÍCIE: UMA ANÁLISE DOS DIFERENTES MÉTODOS PUBLICADOS NO BRASIL / SURFACE DESIGN: AN ANALYSIS OF THE DIFFERENT METHODS PUBLISHED IN BRAZIL

 

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os diferentes métodos de design de superfície publicados em artigos, teses e dissertações no Brasil. Realizou-se uma revisão sistemática de literatura, utilizando o protocolo de pesquisa desenvolvido por Dresch, Lacerda e Antunes Jr. (2015). Estabeleceram-se como critérios de inclusão: possuir a expressão exata no título, resumo e/ou palavras-chave e apresentar um método próprio de design de superfície no estudo. Utilizaram-se, como fontes da pesquisa, o portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o catálogo de teses e dissertações da CAPES, por serem fontes oficiais do Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Embora existam 846 publicações referentes a design de superfície, apenas 228 publicações foram analisadas, uma vez que possibilitaram o acesso total ao estudo. Posteriormente, o número foi reduzido a seis, pois estes apresentaram um método próprio de design de superfície. Os resultados ressaltam as semelhanças e diferenças em relação a autorias, tipos de publicação, instituições, nomenclaturas, contextos de inserção, matérias-primas, etapas e processos produtivos.

Palavras-chave: design de superfície; método; revisão sistemática de literatura.

 

Abstract

This article aims to analyze the different methods of surface design published in articles, theses and dissertations in Brazil. A systematic literature review was carried out, using the research protocol developed by Dresch, Lacerda and Antunes Jr. (2015). Inclusion criteria were established: having the exact expression in the title, abstract and/ or keywords and presenting a method of surface design in the study. The portal of journals (portal de periódicos) from CAPES and the catalog of theses and dissertations (catálogo de teses e dissertações) from CAPES were used as research sources, as they are the official sources of the Ministry of Education (Ministério da Educação) of Brazil. Although there are 846 publications referring to surface design, only 228 publications were analyzed, since they allowed full access to the study. Subsequently, the number was reduced to six, as they presented their own method of surface design. The results highlight the similarities and differences in relation to authorship, types of publication, institutions, nomenclatures, insertion contexts, raw materials, stages and production processes.

Keywords: surface design; method; systematic literature review.

Autores

Tiago Baldo e Daniel de Salles Canfield

Baixe o Arquivo Completo