Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESIGN DE SUPERFÍCIE TÊXTIL: TÉCNICA DE ENSINO DE ESTRUTURAS TÊXTEIS PLANAS / TEXTILE SURFACE DESIGN: TEACHING TECHNIQUE FOR FLAT TEXTILE STRUCTURES

Resumo

Os tecidos são classificados a partir da configuração estrutural de seus fios. O estudo dessas estruturas é de fundamental importância para o campo do Design de Superfície Têxtil. Este artigo tem como objetivo documentar a criação de uma técnica criada partir das experiências de ensino e práticas pedagógicas elaboradas para disciplina “Design têxtil e de superfície aplicados a moda”, ministrada pelos autores. Como recorte a ser estudado no campo da metodologia de ensino e foram selecionadas as estruturas planas para criação de meios facilitadores da aprendizagem de um conteúdo técnico e teórico. Com a técnica apresentada no trabalho foi possível dinamizar o processo de aprendizagem de estruturas têxteis planas a partir de uma atividade elaborada pelos alunos em sala de aula. Através de suportes materiais como papéis e fitas, foram criadas estratégias que facilitaram a compreensão do conteúdo lecionado e favoreceram o sucesso do ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: técnica de ensino; estruturas têxteis planas; design de superfície têxtil

 

Abstract

Textiles are classified from the structural strand configuration. The study of these structures is of fundamental importance for the Design of Textile Surface field. This article aims to document the creation of a technique created from teaching experience and pedagogical practices designed to discipline “Textile design and surface applied to fashion,” given by the authors. As crop to be studied in the field of teaching methodology, the flat structures to create facilitating means of learning a technical and theoretical content selected. With the technique presented in the work it was possible to streamline the learning process of flat textile structures from an activity designed by the students in the classroom. Through material media such as paper and ribbons, strategies were created that facilitated the understanding of the content taught and favored the success of teaching and learning.

Keywords: teaching technique; flat textile structures; textile surface design.

 

Autores

Wadson Gomes Amorim e Maria Regina Álvares Correia Dias

Baixe o Arquivo Completo