Revista Educação Gráfica

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DESIGN DE NOTÍCIAS NA ERA DIGITAL: ANÁLISE VISUAL DE FAKE NEWS BRASILEIRAS DIVULGADAS NO FACEBOOK / NEWS DESIGN IN THE DIGITAL AGE: VISUAL ANALYSIS OF BRAZILIAN FAKE NEWS DISCLOSED ON FACEBOOK

 

Resumo

Este artigo aborda o Design de Notícias aplicado à editoração gráfica de materiais destinados aos meios digitais. Objetivou-se investigar as semelhanças e diferenças entre o design de notícias verídicas e Fake News compartilhadas por meio da rede social Facebook. Buscou-se compreender se havia um padrão de design gráfico estabelecido em notícias verídicas veiculadas nesta rede. Isto é, quais características visuais e tipográficas são comumente utilizadas pelos jornais registrados de grande adesão nacional. Para tanto, adotou-se como método a análise visual pautada nos fundamentos de editoração e design, sendo desenvolvido um instrumento de análise visual para nortear a pesquisa. Como método para uma análise visual das Fake News, foi realizada uma tipificação dos elementos visuais do design de notícias verídicas presentes no Facebook. Os resultados mostraram a coerência visual no discurso presente em notícias veiculadas por jornais registrados, ao apresentarem design gráfico orientado pela ordem e pela alta pregnância, em detrimento das Fake News, que apresentam elementos visuais que as caracterizam como de baixa pregnância e complexidade.

Palavras-chave: design de notícia; design gráfico; análise visual; fake news.

 

Abstract

This paper deals with the Design of News applied to the graphic publishing of materials for digital media. The objective was to investigate the similarities and differences between the design of true news and Fake News shared on Facebook social midia. We tried to understand if there was a pattern of graphic design established in true news published on these social networks. That is, what visual and typographic characteristics are commonly used by newspapers of great national adherence. For this, we adopted as method the visual analysis based on the fundamentals of publishing and design. Moreover a visual analysis instrument was developed to guide the research. As a method for a visual analysis of a Fake News, we typified the visual elements of the design of truthful news present on social media. The results showed a visual coherence in the discourse present in news published by real newspapers, by presenting graphic design oriented by order and high pregnancy. To the detriment of Fake News, which present visual elements that characterize them as of low pregnancy and complexity.

Keywords: design of news; graphic design; visual analysis; fake news.

Autores

Thamyres Oliveira Clementino, Camila Assis Peres Silva, Thalita Oliveira Gonçalves, David da Silva Brito Junior e Letícia Freire Negromonte

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