Revista Educação Gráfica

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DESIGN DE NOTÍCIAS: A BUSCA PELO ETHOS POR MEIO DOS ASPECTOS VISUAIS DAS NOTÍCIAS DO INSTAGRAM / NEWS DESIGN: THE SEARCH FOR ETHOS THROUGH THE VISUAL ASPECTS OF INSTAGRAM NEWS

 

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os aspectos visuais que estão sendo utilizados nas notícias dos jornais com maior audiência no Instagram- feed de notícias, considerando que esta mídia digital está em ascensão após um contexto de descrédito das notícias devido ao fenômeno das fake news. A metodologia adotada se baseia nos conceitos da retórica, com foco no apelo ao ethos, supondo que existe uma busca por identidade, tangível por meio da autoridade presente nos aspectos visuais dos jornais convencionais/impressos que podem servir de caminho para a credibilidade por meio da adaptação nas mídias digitais.  Destaca-se o papel do Design de notícias como especificidade adequada para planejamento dessas notícias, assim como para sistematização das estratégias visuais eficazes para esta audiência. O resultado se mostrou satisfatório, já que foram identificados elementos visuais comuns ao design editorial dos jornais impressos em todos os veículos analisados, bem como evidenciou-se que o jornal com o maior número de seguidores possui um maior número de elementos editoriais convencionais.

Palavras-chave: retórica, ethos, Design de notícias, Instagram, notícias

 

Abstract

This paper aims to analyze the visual aspects that are being used in the news of the newspapers with the highest audience on the Instagram-news feed, considering that this digital media is on the rise after a context of discrediting the news due to the phenomenon of fake news. The methodology adopted is based on the concepts of rhetoric, focusing on the appeal to ethos, assuming that there is a search for identity, tangible through the authority present in the visual aspects of conventional/printed newspapers that can serve as a path for adaptation in digital media. The role of News design is highlighted as an adequate specificity for planning these news, as well as for the systematization of effective visual strategies for this audience. The result was satisfactory, since common visual elements to the editorial design consecrated in all analyzed vehicles were identified, as well as it can be observed that the newspaper with the largest number of followers is the bearer of the largest number of conventional editorial elements.

Keywords: rhetoric; ethos; news design; Instagram; news

Autores

Thalita Oliveira Gonçalves e Camila Assis Peres Silva

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