Revista Educação Gráfica

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DESIGN DE MATERIAL DIDÁTICO INCLUSIVO: ENSINO DA DIVISÃO DE FATORIAIS ACESSÍVEL À PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL / INCLUSIVE TEACHING MATERIAL DESIGN: TEACHING FACTORIAL DIVISION ACCESSIBLE TO PEOPLE WITH VISUAL IMPAIRMENTS

 

Resumo

Diante da escassez de materiais didáticos que contemplem a divisão de fatoriais pelo método da simplificação para estudantes com deficiência visual, bem como da necessidade de desenvolver um recurso que contribua para a compreensão desse conteúdo, este artigo teve como objetivo descrever e discutir o desenvolvimento de um material utilizando a tecnologia de impressão 3D. Assumindo uma discussão metodológica, inserida no contexto da pesquisa insubordinada criativa, este artigo relata o processo de criação do material, iniciando pelas etapas que culminaram com sua primeira versão (protótipo). Após a fase de testes e a apresentação do protótipo em um evento científico, foram feitas reformulações baseadas nas sugestões recebidas nessas etapas. O resultado é um material final que passou por reformulações em contextos diferentes, tornando-o inclusivo para estudantes cegos, com baixa visão e videntes. Os resultados destacam que o desenvolvimento de materiais didáticos para estudantes com deficiência visual deve seguir um ciclo que envolve: rascunho, modelo 3D, configuração, fatiamento, impressão, acabamento, teste e reflexão. Este estudo aponta que a impressão 3D é eficaz para desenvolver materiais inclusivos adaptados conforme as particularidades dos estudantes.

Palavras-chave:  insubordinação criativa; impressão 3D; inclusão

 

Abstract

Given the scarcity of teaching material that includes division of factorials using simplification method for students with visual impairments, as well as the need to develop a resource that contributes to understanding this content, this paper had as aim at describing, discussing and problematizing development of an inclusive teaching material using 3D printing technology. Assuming a methodological discussion inserted in the context of creative insubordinate research, this paper reports the process of creating the material, starting with the steps that culminated in its first version (prototype). After testing phase and presentation of the prototype at a scientific event, reformulations were made based on suggestions received in these stages. The result is a final material that has undergone reformulations in different contexts, making it inclusive for blind, visually impaired and sighted students. Findings highlight that development of teaching materials for students with visual impairments must follow a cycle that involves draft, 3D model, configuration, slicing, printing, finishing, testing and reflection. This study points out that 3D printing is effective for developing inclusive materials adapted to students’ particularities.

Keywords: creative insubordination; 3D printing; inclusion.

Autores

Taimara Mikieta de Paula e Maria Ivete Basniak

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