Revista Educação Gráfica

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DESIGN DE JOGOS SÉRIOS PARA APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA / SERIOUS GAME DESIGN FOR PORTUGUESE LEARNING AS A FOREIGN LANGUAGE

 

Resumo

O artigo relata um estudo sobre a adoção de jogos educativos como material complementar em cursos de EaD. Especificamente, o seu objetivo consiste em pesquisar o uso de jogos educativos para o aprendizado do Português do Brasil como Língua Estrangeira no curso online oferecido pelo Centro Cultural Brasil-Finlândia (CCBF). O processo foi organizado em diferentes etapas, partindo da demanda inicial do CCBF e do Ministério das Relações Exteriores, que resultou em uma visita à Finlândia, enquanto campo do estudo, para conhecimento da realidade vivenciada pelo Centro. Com base no contexto, houve um levantamento de literatura especializada nas temáticas de ensino à distância, jogos educativos e aquisição de línguas estrangeiras. Com embasamento teórico, a especificação das demandas e expectativas foi negociada pela equipe, para então iniciar as fases de entrevistas com os representantes educacionais do CCBF – gestores, coordenadores e professores. A partir de então, uma série de atividades de discussão e geração de ideias foram conduzidas, resultando no desenvolvimento de um modelo interativo, avaliado inicialmente pela coordenadora pedagógica do curso, que busca a exploração, estudo, treinamento e expressão por meio da língua portuguesa.

Palavras-chave: design de jogos; jogos sérios; ensino à distância; Português como Língua Estrangeira.

 

Abstract

The article reports a study on the adoption of educational games as complementary material in distance education courses. Specifically, it aims to research the use of educational games for learning Brazilian Portuguese as a Foreign Language in the online course offered by the Brazil-Finland Cultural Center (CCBF). The process was organized in different stages, starting with the initial demand from the CCBF and the Ministry of Foreign Affairs, which resulted in a visit to Finland, as a field of study, to learn about the reality experienced by the Center. There was a survey of specialized literature on the themes of distance learning, educational games and foreign language acquisition. From the theoretical basis, we started the specification of demands and expectations, then to start the interviews with the educational representatives of the CCBF – managers, coordinators and teachers. Since then, a series of discussions and ideas generation activities have been carried out, resulting in the development of an interactive model, initially evaluated by the pedagogical coordinator of the course, which seeks exploration, study, training and expression through the Portuguese language.

Keywords: game design; serious games; e-learning; Portuguese as Foreign Language.

 

Autores

Mariana da Silva Lima, Tiago Barros Ponte e Silva, Raquel Pereira Pacheco e Carla Denise Castanho

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