Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESIGN DE INTERFACE DIGITAL PARA UM JOGO COM PROPOSTAS EDUCATIVAS: ESTIMULANDO HABILIDADES FONOLÓGICAS INTERFACE DIGITAL/ DESIGN FOR A GAME WITH EDUCATIONAL PROPOSALS: ENCOURAGING PHONOLOGICAL SKI

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa em andamento cujo objetivo é a criação de um jogo educativo que estimula o desenvolvimento da habilidade da consciência fonêmica, uma das habilidades da consciência fonológica, das crianças em fase de alfabetização ou daquelas que apresentam dificuldades nesta habilidade. A interface do jogo será projetada nos parâmetros metodológicos do Design de Games, empregando objetos de aprendizagem e a tecnologia do reconhecimento da voz. Utilizando os referidos conceitos, são apresentados os resultados de um estudo exploratório envolvendo o desenvolvimento de um protótipo.

Palavras-chave: design; interfaces digitais; fonemas; consciência fonológica; jogos educativos; game design.


Abstract

This paper presents an ongoing research aimed at creating an educational game that encourages the development of phonemic awareness skill, one of the phonological awareness skills, for children’s literacy phase or those who have difficulty in this skill. The game interface is designed in the methodological parameters of the Game Design, using learning objects and the voice recognition technology. Using these concepts, we present the results of an exploratory study involving the development of a prototype.

Keywords: design; digital interfaces; phonems; phonological conscience; educative games; game design.

 

Autores

Susy Nazaré Silva Ribeiro Amantini; Mariana Hortolani Rodrigues; Alan Vitor Ostanik e Alexandre Alberto Pascotto Montilha

Baixe o Arquivo Completo