Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESIGN DE INTERAÇÃO NO CONTEXTO DE M-LEARNING: IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO USO DE MICROINTERAÇÕES EM APLICATIVOS PARA O ENSINO DE IDIOMAS / INTERACTION DESIGN IN THE M-LEARNING CONTEXT: IDENTIFICATION AND ANALYSIS OF MICROINTERACTIONS USE IN APPLICATIONS FOR LANGUAGE TEACHING

Resumo

A popularização do ensino de idiomas através de estratégias de aprendizagem apoiadas por dispositivos móveis evidenciou a necessidade de investigar quais elementos de interação são utilizados nas interfaces gráficas a fim de promover um maior engajamento. Neste contexto, foi observado que o uso de microinterações podem possibilitar experiências de aprendizagem contextualizadas, sendo um elemento interativo capaz de proporcionar funcionalidade, usabilidade e prazer na utilização de um produto digital. As microinterações são pequenas ações que transformam tarefas simples em conhecimentos significativos. Esta pesquisa apresenta uma análise de quatro aplicativos móveis destinados ao ensino de inglês para iniciantes a fim de compreender suas principais funcionalidades e elementos interativos. A partir de uma revisão bibliográfica foram determinados critérios para a identificação e análise das funcionalidades e estrutura de microinterações dos aplicativos ABA English, busuu, Duolingo e Life Topway. A pesquisa visa contribuir para a valorização do design em aplicativos m-learning, discutindo acerca da relevância das microinterações na promoção de experiências de aprendizagem engajadoras.

Palavras-chave: design de interfaces; ensino; aprendizagem móvel; design de interação; microinterações.

 

Abstract

The current popularity of language teaching through m-learning applications highlights the need to investigate which elements of interaction are used in the graphical interfaces in order to promote engagement. In this context was observed that microinteractions can give a better experience for students, being an interactive element capable of providing functionality, usability, and pleasure for a digital product. Microinteractions are small actions that transform simple tasks into meaningful knowledge. This research presents an analysis of four mobile applications aimed at teaching English for beginners in order to understand their main functionalities and interactive elements. Based on a bibliographic review was defined parameters to identify and analyze the applications ABA English, busuu, Duolingo, and Life Topway. This research aims to contribute to the valorization of design in m-learning, discussing the relevance of microinteractions to promote engaging learning experiences.

Keywords: interface design; teaching;  mobile learning; interaction design; microinteractions.

Autores

Jéssica Rodrigues Esteves e Luis Otoni Meireles Ribeiro

Baixe o Arquivo Completo