Resumo
O atual cenário de mobilidade oferece a capacidade de aprender e compartilhar conhecimento de qualquer lugar e momento, flexibilizando a aprendizagem. Contudo, os estudos nessa área ainda são escassos e dispersos. Assim, o presente artigo discorre sobre a avaliação de um conjunto de recomendações para o design de conteúdos educacionais baseados em texto acessados a partir de smartphones aplicadas ao contexto de projeto, como parte de uma pesquisa mais ampla. Para tanto, foi realizado um workshop onde duas equipes consultaram o conjunto durante o desenvolvimento de seus projetos. A partir de seus resultados foi possível verificar a relevância das recomendações propostas e fazer algunas adequações. Tais adequações diziam respeito a revisão do conteúdo, organização e forma de apresentação das recomendações; bem como a elaboração de instruções para o seu uso, referências de apoio, dentre outras questões.
Palavras-chave: recomendações; Conteúdo educacional digital; design do texto; dispositivos móveis; smartphones; projeto.
Abstract
The current mobility scenario offers a capacity for learning and sharing any moment and moment, making learning more flexible. Studies in this area are still scarce and scattered. Thus, this article discusses an evaluation of a set of recommendations for the design of educational specifications in text accessed from an intelligent context design protocol, as part of a broader research. Therefore, a workshop was held where two teams consulted the group during the development of their projects. From the results it was possible to verify the relevance of the recommendations and to make some adjustments. Such adjustments are related to reviewing the content, organization and presentation of recommendations; as well as an elaboration of instructions for its use, references of support, other questions.
Keywords: recommendations; digital educational content; text design; mobile devices; smartphones; project.
Autores
Juliane Vargas Nunes e Berenice Santos Gonçalves
Baixe o Arquivo Completo